Donos das defesas mais fortes do Campeonato Brasileiro buscam vitória para alcançarem objetivos opostos na competição
Fortaleza. O nome diz muito sobre as duas equipes que duelam na cidade nesta quarta-feira. Com campanhas bem diferentes, Ceará e Botafogo se notabilizaram por possuírem algumas das melhores defesas do Campeonato Brasileiro. E elas estarão frente a frente a partir das 21h50m (de Brasília, às 20h50m no horário local) no Castelão, em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Botafogo tem apenas dois gols sofridos nas últimas seis partidas disputadas e atualmente tem a segunda defesa menos vazada do Brasileirão, com 34. O Alvinegro está ao lado do Cruzeiro e Palmeiras e um gol atrás do Fluminense. Já o Ceará foi detentor deste título por 34 rodadas da competição. Mas a derrota por 5 a 1 para o Grêmio no último sábado fez a equipe passar a ter 38 gols sofridos.
Mas nesta quarta-feira, os ataques terão que funcionar. O time da casa ocupa a 12ª posição, com 44 pontos, e precisa vencer para afastar de vez o risco de rebaixamento. Já o Alvinegro, que tem remotas chances de título, vê o triunfo como fundamental para seguir sonhando também com a Libertadores. Após empatar em 0 a 0 com o Avaí em Florianópolis, o time de Joel Santana se manteve no quarto lugar, com 55 pontos, seis a menos que o líder Fluminense.
Wallace Nascimento Valente (ES) apita a partida. Ele será auxiliado por Adailson Alves Pereira (ES) e José Ricardo Maciel Linhares (ES). A Rede Globo (para o estado do Rio de Janeiro e as cidades de Juazeiro do Norte/CE e Recife) e o PFC (para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view transmitem o jogo ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em Tempo Real.
Ceará: Apesar da goleada sofrida contra o Grêmio no último sábado, a situação do Ceará é aparentemente tranquila. Na 12ª colocação, com 44 pontos, o Vozão precisa de apenas mais um para garantir matematicamente a permanência na Série A. O objetivo momentâneo parece ser a inédita classificação à Copa Sul-Americana. Uma vitória nesta quarta-feira no Castelão deixaria a equipe cearense muito perto da meta.
Botafogo: Depois de empatar com o Avaí, o Botafogo não pode mais pensar em tropeçar se ainda quiser sonhar com o título, apesar de as chances serem muito remotas. Além de derrotar o Ceará no Castelão, o Alvinegro ficará na torcida contra seus adversários diretos nos demais jogos da rodada.
Ceará: As suspensões de seus volantes titulares podem obrigar Dilmas Filgueiras a voltar com o esquema de três zagueiros. Sem Heleno e João Marcos, Anderson deve entrar na zaga e formar o trio com Fabrício e Diego Sacoman. Careca deve ser o outro substituto. No ataque, Washinton - há vários jogos sem marcar - pode perder a posição para Marcelo Nicácio. O time deve ir a campo com Michel Alves; Boiadeiro, Fabrício, Anderson, Diego Sacoman e Eusébio; Careca, Michel, e Geraldo; Magno Alves e Washington (Marcelo Nicácio).
Botafogo: Com muitos desfalques, o Botafogo deverá ter uma escalação muito modificada. Marcelo Cordeiro, Márcio Rosário e Somália, machucados, estão praticamente fora da partida. O lateral-esquerdo é quem tem mais chances de atuar, mas deve seguir vetado. O Alvinegro de Joel Santana deve entrar em campo com Jefferson, Fahel, Leandro Guerreiro e Danny Morais; Alessandro, Felipe Lima, Túlio Souza, Lucio Flavio e Renato Cajá (Edno); Jobson e Loco Abreu.
Ceará: Supensos, os volantes Heleno e João Marcos não jogam.
Botafogo: Maicosuel, Fábio Ferreira e Herrera sofreram cirurgias e não atuam mais no Campeonato Brasileiro. Marcelo Cordeiro, Márcio Rosário e Somália estão entregues ao departamento médico e não devem atuar. Antônio Carlos e Marcelo Mattos cumprem suspensão automática.
Ceará: Geraldo, Diego, Fabrício, Ernandes e Kempes.
Botafogo: Márcio Rosário, Somália e Lucio Flavio.
Ceará: Carrasco dos clubes cariocas e paulistas no Brasileirão, Magno Alves marcou seis, de seus sete gols no Brasileirão contra times do eixo Rio-São Paulo. O atacante é a principal arma do Ceará na reta final do Brasileirão.
Botafogo: Inicialmente contratado para compor elenco, Danny Morais ganhou espaço por causa das muitas lesões no sistema defensivo e vem causando boa impressão. Nesta quarta-feira ele será, muito provavelmente, o único especialista a atuar na zaga alvinegra.
Magno Alves (atacante do Ceará): "Jogar contra time carioca é sempre difícil e contra o Botafogo não será diferente. Estamos confiantes, afinal jogamos dentro de casa, e com a torcida do nosso lado. Espero que todos estejam no Castelão para ver mais um grande jogo"
Joel Santana, técnico do Botafogo: "O jogo contra o Ceará é chave para nós. Não é fácil ganhar no Castelão. Se vencermos, voltaremos a ficar fortes na briga. Não é hora de fazer contas. Temos de vencer os três próximos jogos para chegar na última rodada para decidir algo com o Grêmio. Sem dúvida, as duas equipes estarão brigando por algo."
- As duas equipes se enfrentaram oito vezes pelo Campeonato Brasileiro, com vantagem do Botafogo. Foram quatro vitórias do Alvinegro carioca, dois empates e duas vitórias do Ceará. A última delas aconteceu em 1975.
- Jogando em Fortaleza pelo Brasileirão de 2010, o Ceará conquistou nove vitórias, sete empates e teve apenas uma derrota. Ela aconteceu exatamente para um time do Rio de Janeiro, o Vasco. Foram 19 gols marcados e nove sofridos em casa.
- O Botafogo está invicto há 12 rodadas (três vitórias e nove empates) e é o time que menos perdeu no Campeonato Brasileiro (cinco vezes). Se sair do Castelão sem perder, igualará a marca de invencibilidade de 2008, quando sob o comando de Ney Franco ficou 13 partidas sem perder (dez vitórias e três empates).
Botafogo e Ceará se enfrentaram no dia 25 de agosto, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão. O gol da vitória por 1 a 0 do time da casa saiu aos cinco minutos do segundo tempo, num contra-ataque mortal. Após um chutão da zaga, a bola parou nos pés de Herrera, que avançou e deu um toque sutil para Jobson. O atacante partiu em velocidade e tocou na saída do goleiro adversário.