Total de visualizações de página

Joel não desiste da Libertadores, mas lamenta: ‘Tornamos mais difícil’

Técnico não aceita os erros e o nervosismo da equipe na derrota para os reservas do Inter, no Engenhão

Por Richard Souza Rio de Janeiro
Semblante fechado, ar chateado, mas a toalha ainda está na mão de Joel Santana. Apesar da derrota para os reservas do Inter neste domingo, por 2 a 1, no Engenhão, pela 36ª rodada do Brasileirão, o técnico não desiste de tentar levar o Botafogo à Libertadores. Sabe que ficou difícil, que a equipe já não depende do próprio esforço, mas tenta manter a confiança. O Alvinegro tem 56 pontos e é o sexto colocado.

- Ainda serão disputados seis pontos. Estamos um ponto atrás do Grêmio (que tem 57) e com a mesma pontuação do Atlético-PR (perde no número de vitórias 16 a 13) O que nós tínhamos de trunfo na mão nós perdemos. Era vencer os dois jogos em casa (Inter e Grêmio Prudente, já rebaixado) e talvez precisar do jogo fora (contra o Grêmio). Vamos ter de ganhar aqui e ganhar no Sul. Se acontecer isso, teremos esperança de chegar à Libertadores. É simples. Era uma tarefa mais tranquila, mas tornamos o caminho mais difícil para nós. Foi o que aconteceu – disse.

Contra o Colorado, o Bota teve o domínio das ações, mas foi ineficiente. Eis o ponto que mais incomodou Joel.

- Não entramos desligados, não. Não tivemos competência pata ganhar o jogo, perdemos gols que normalmente (pausa) caíram duas bolas no pé no Fahel. O 2 a 0 liquidaria o jogo, teríamos a partida controlada, tiraria o nervosismo, a impaciência da torcida. Jogo desse, tem que criar a fazer. Se não faz, cria problema para você. O Inter veio para cá sem compromisso. Queria cumprir a rodada e colocar jogadores em condições de jogo (para disputar o Mundial). Não fomos competentes, falhamos, erramos muito. 

Perdemos uma invencibilidade dentro de casa (o time não perdia no Engenhão há sete meses). Agora temos de correr atrás do prejuízo – lamentou.

Adepto de frases engraçadas e curiosas, Joel usou apensa uma durante a entrevista coletiva. Na última resposta. Ele confessou que algo lhe dizia que o resultado do jogo contra o Inter seria completamente diferente.

- Acabou, vamos ter uma rodada repleta de emoções e só vai ser resolvido no último jogo. Eu acho. Pela que vi na minha bola de cristal, era para ganharmos esse jogo de 3 a 0, mas não ganhamos. Ela estava errada. Não vou mais confiar – comentou.

Os jogadores terão a segunda-feira de folga. A volta aos treinos será na terça-feira, às 9h, em General Severiano. No próximo domingo, a equipe vai enfrentar o Grêmio Prudente, já rebaixado, no Engenhão, às 17h.