Total de visualizações de página

Com time reserva, Inter não entrega e vence o Botafogo no Engenhão

Resultado complica o Alvinegro carioca na luta pela disputa da vaga na Libertadores. E ajuda o Grêmio
Por Richard Souza e Eduardo Cecconi Rio de Janeiro



Alguns colorados pediram. Torcedores chegaram a levar uma faixa ao Engenhão na tarde deste domingo, dizendo aos jogadores do Inter: entreguem para o Botafogo. Mas o time reserva treinado por Celso Roth não quis saber de rivalidade Gre-Nal. E venceu. Com gols de Andrezinho e Rafael Sobis, o Colorado fez 2 a 1 no Alvinegro carioca. Consequentemente, ajudou o Grêmio na concorrência por vaga na Taça Libertadores.

Derrotado, o Botafogo segue com 56 pontos, na 6ª colocação - empatado com o Atlético-PR, mas com menor número de vitórias (16 a 13). O Inter é o 7º, dois pontos atrás. E o Grêmio, maior beneficiado pelo resultado, segue na 4ª posição, fechando o G-4, com 57.
Na 37ª rodada, o Botafogo recebe o Prudente, novamente no Engenhão, às 17h do próximo domingo. No mesmo dia e horário, o Inter enfrenta o Vitória, no Estádio Beira-Rio.

Trave lá, trave cá. E Muriel

No primeiro tempo o 4-2-3-1 do Inter funcionou para o controle da posse de bola. Com cinco jogadores no meio-campo, os colorados conseguiram supremacia no meio-campo mesmo se utilizando de time reserva. Mas o 3-5-2 do Botafogo foi mais contundente no ataque.

Marcelo Cordeiro e Fahel acertaram o travessão defendido por Muriel. Quarto goleiro na hierarquia de Celso Roth, o camisa 1 do Inter no Engenhão se destacou ainda com arrojadas saídas de gol em conclusões de Loco Abreu e Edno. E salvando um arremate à queima-roupa de Fahel.

Na rápida transição ofensiva, o Inter também fez as traves botafoguenses balançarem em chute de Glaydson. Mas a articulação dos visitantes se restringiu às intermediárias, sem infiltrações.
 
'Jóbson' e 'Entrega'

internacional comemora gol sobre o botafogo 
Retrato do jogo: alegria colorada e decepção
alvinegra (Foto: Nina Lima / Vipcomm)

Impacientes, os torcedores do Botafogo criticaram a equipe assim que o apito de Ricardo Marques Ribeiro deu início ao intervalo. Houve muitas vaias ao desempenho dos anfitriões. Antes, aos 41 minutos, ecoaram pelas arquibancadas os gritos por 'Jóbson', atacante que iniciou o jogo no banco de reservas.

No setor destinado aos gaúchos, pouca presença de colorados prestigiando o time suplente. E a torcida pelo Inter também não era efusiva. Pelo contrário. Entre eles havia uma faixa pedindo 'Entrega Inter' - perder para o Botafogo prejudicaria o rival Grêmio na disputa por vaga na Taça Libertadores 2011.

Não entrega

Joel Santana atendeu ao apelo coletivo e concedeu a Jóbson uma nova chance. O atacante substituiu Túlio Souza ainda no vestiário. Logo em seguida, sob muitas vaias, Lúcio Flávio deu lugar a Caio. O Botafogo insinuava uma pressão sobre os reservas do Inter.

Apressado, nervoso, ansioso, o time da casa não conseguia dar sequência às jogadas. Das arquibancadas, irradiavam murmúrios de inconformidade. E o Inter se aproveitou deste clima quase hostil.

Aos 20 o capitão Rafael Sobis jogou na área, a zaga afastou mal, e Andrezinho bateu com força. A bola, rasteira, entrou no canto direito: Inter 1 a 0. E com 29 o próprio Rafael Sobis fez mais um, ampliando o placar, e mandando alguns alvinegros para casa.

Quem não deixou o Engenhão, frustrado, vaiou ainda mais, e clamou:
- Queremos raça! Queremos raça.

 Reação tardia

Um minuto depois, o zagueiro Antônio Carlos, em posição irregular, deu novas esperanças aos botafoguenses. Ele recebeu de Fahel e bateu forte, enfim vencendo Muriel. Os mesmos torcedores que vaiavam qualquer lance errado passaram a apoiar, gritando 'Vamos virar, Fogo!'.

O Inter soube controlar a pressão quase desorganizada e deixou o Engenhão vitorioso. Os gremistas, mesmo que alguns não admitam, agradeceram.
Botafogo 1 x 2 Inter

Jefferson; Antônio Carlos, Leandro Guerreiro (Renato Cajá) e Márcio Rosário; Alessandro, Fahel, Túlio Souza (Jóbson), Lúcio Flávio (Caio) e Marcelo Cordeiro; Edno e Loco Abreu. Muriel; Daniel, Ronaldo Alves, Juan e Massari; Derley (Eduardo Sasha), Glaydson, Andrezinho, Oscar (Tinga) e Rafael Sobis; Leandro Damião (Edu).
Técnico: Joel Santana. Técnico: Celso Roth.
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro. Dia: 21/11/2010. Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG), auxiliado por Helberth Costa Andrade (MG) e Janette Mara Arcanjo (MG).
Gols: Andrezinho (Inter) aos 20m, Rafael Sobis (Inter) aos 29m, e Antônio Carlos (Botafogo) aos 30m do segundo tempo.
Cartão amarelo: Massari (Inter).
Público pagante: 19.604 torcedores.
Renda: R$ 373.599,00.