Total de visualizações de página

Por toda a América, Libertadores 2011 começa a definir seus participantes

Sorteio dos grupos será no dia 25 de novembro, em Assunção, no Paraguai. 19 clubes já garantiram vaga na competição

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro
Comemoração Giuliano gol Internacional, jogo Chivas Libertadores 2010 
Atual campeão, o Internacional vai defender o título
em 2011 (Foto: AFP)
 
No próximo dia 25 de novembro a Conmebol realizará no Centro de Convenções de Assunção, no Paraguai, o sorteio dos grupos da Libertadores 2011. Com pompas, o evento terá presenças ilustres, como o atacante paraguaio Salvador Cabañas – em recuperação de uma tentativa de assassinato -, além dos colorados Guiñazu e Giuliano (eleito o melhor jogador do torneio em 2010). Porém, mesmo antes da festa, a competição mais importante de clubes da América começa a tomar forma e a conhecer seus participantes.

Em sua 52ª edição, a Libertadores terá o mesmo formato dos anos anteriores. Além dos dez representantes sul-americanos, o México, mais uma vez, terá três clubes na competição. No total, serão 38 equipes, mas apenas 32 disputarão a fase de grupo. 19 já garantiram participação.

No Brasil, os únicos classificados são Internacional (atual campeão) e Santos (campeão da Copa do Brasil). Líder do Campeonato Brasileiro, o Corinthians pode carimbar o passaporte neste final de semana. O Fluminense também, mas depende de uma combinação de resultados.

Na Argentina, os gigantes Boca Juniors e River Plate ficarão de fora da disputa, assim como já aconteceu neste ano. Carrascos dos times brasileiros nas últimas edições, América-MEX (já classificado), LDU e Universidad de Chile estão muito perto de garantirem suas participações na competição.

A principal novidade é a vaga para o vencedor da Copa Sul-Americana. Com isso, o país do campeão perderá um posto em seu campeonato nacional. Palmeiras, Goiás, Indenpendiente-ARG e LDU-EQU disputam as semifinais.

Garantidos: Argentinos Juniors e Estudiantes

Situação de momento: Campeão do Clausura, o Argentina Juniors já garantiu seu lugar. O Estudiantes, que ainda briga pelo título do Apertura, também já carimbou sua vaga, pois tem uma média suficiente para disputar a Libertadores. Só um desastre tira o Vélez Sársfield da competição.

A grande novidade deve ser o Godoy Cruz. O clube pequeno da província de Mendoza nunca disputou a competição continental, mas está próximo da vaga com a segunda melhor média Argentina. Newell's Old Boys, Banfield e Racing brigam pela vaga na Pré-Libertadores. Vantagem para o primeiro. No entanto, caso o Indepiendiente conquiste a Sul-Americana, os três dançam na disputa.

Com temporadas pífias, marcada por vexames, Boca Juniors – segundo maior vencedor da Libertadores – e River Plate estão fora.

Garantido: Jorge Wilstermann

Situação de momento: Campeão do Apertura 2010 com um gol de Niltão, ex-zagueiro da base do Flamengo, o Jorge Wilstermann já garantiu seu lugar na fase de grupos. A duas rodadas do fim do Campeonato Boliviano, Oriente Petrolero e Bolívar disputam o título. O campeão garante vaga, e o vice disputará a Pré-Libertadores. San José , Aurora e Real Potosí correm por fora e anda têm chances matemáticas.
O destaque fica por conta do atacante Zé Carlos, ex-Botafogo e Flamengo, mais conhecido como Zé do Gol. O jogador é um dos destaques do Bolívar e disputa a artilharia do Campeonato Boliviano, com 11 gols. Dois a menos do que seu companheiro de ataque, o uruguaio Ferreira.

Garantidos: Internacional e Santos

Situação de momento: Colorado e Peixe já garantiram vagas na fase de grupo. Na briga pelo título do Brasileirão, Corinthians, Fluminense e Cruzeiro também estão perto. A quarta vaga está em aberto. Atlético-PR, Botafogo e Grêmio a disputam ponto a ponto a três rodadas do fim. Se vacilarem, o São Paulo está de olho. No entanto, tudo pode ir por terra abaixo caso Palmeiras ou Goiás conquiste a Copa 
Sul-Americana.

Chances de classificação de acordo com o matemático Tristão Garcia: Corinthians (99%), Fluminense (99%), Cruzeiro (99%), Botafogo (45%), Atlético-PR (37%), Grêmio (20%) 2 São Paulo (1%).

Garantido: Colo-Colo

Situação de momento: Devido ao grande terremoto que atingiu o país no início do ano, o Chile teve de mudar o sistema de classificação para a Libertadores. Com isso, o Colo-Colo se beneficiou por ter realizado a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Chileno e já tem lugar cativo na Libertadores 2011.

A três rodadas do fim, o time também disputa ponto a ponto com a Universidad Católica o título do Campeonato Chileno. Por sua vez, o Católica deve herdar a segunda vaga chilena na fase de grupos.

Carrasco do Flamengo neste ano, a Universidad de Chile ainda tem chances remotas de levantar o caneco. Porém, pelo andar da carruagem, terá de disputar um mini-torneio com Audax Italiano, Unión Española e Unión San Felipe. O vencedor disputará a Pré-Libertadores.

Garantido: Junior de Barranquilla

Situação de momento: Campeão do Apertura, o Junior de Barranquilla já garantiu a vaga. As outras duas vagas sairão do ‘Finalización 2010’. O vencedor se classifica diretamente para a fase de grupos, e o vice disputa a Pré-Libertadores. O torneio terá início neste final de semana. Tolima, Huila, Santa Fé, La Equidad, Atlético Nacional, Cúcuta, Quindio e Once Caldas estão na disputa.

Garantido: Emelec

Situação de momento: Campeão do primeiro turno do Campeonato Equatoriano, o Emelec já está classificado. Líder do segundo turno, a LDU está muito próxima de pegar a segunda vaga na chave de grupos. A campeã de 2008 ainda pode carimbar o passaporte com a conquista da Copa Sul-Americana.

Melhor campanha dos dois turno, o Deportivo Cuenca deve disputar a Pré-Libertadores. Faltam cinco rodadas para o fim do Campeonato Equatoriano.

Garantidos: América do México, San Luis e Jaguares

Situação de momento: Tudo resolvido no México. Como os três primeiros colocados (Cruz Azul, Monterrey e Santos) do Campeonato Mexicano não disputam a Libertadores por estarem na Liga dos Campeões da Concacaf, América-MEX (4º) e San Luis (5º) disputarão a competição. Sexto colocado, o Jaguares disputará a Pré-Libertadores.

Garantido: Guaraní

Situação de momento: Situação praticamente definida na Terra de Larissa Riquelme. Campeão do Apertura, o Guaraní já garantiu seu lugar. No Clausura, o Libertad lidera com tranqüilidade, deve carimbar o título neste final de semana e ficar com a segunda vaga. O tradicional Cerro Porteño deve disputar a Pré-Libertadores.

Garantido: Universitario San Martín

Situação de momento: O Universitario San Martín sobrou na atual temporada no futebol peruano. Após conquistar a primeira fase do Campeonato Peruano – o que já ó garantiu vaga na Libertadores – a equipe lidera o segundo turno e deve ficar com o título. Universitario e Alianza Lima correm por fora. O segundo lugar garante vaga na fase de grupos, enquanto o terceiro disputa a Pré-Libertadores.

Garantidos: Peñarol, Nacional e Liverpool

Situação de momento: Na Terra de Forlán e Luis Suárez, os tradicionais Peñarol e Nacional voltaram a comandar o futebol do país. O Peñarol entra direto na fase de grupos, pois conquistou o Clausura. O Nacional levou o Apertura. Com a melhor média nos dois campeonatos, o Liverpool vai jogar a Pré-Libertadores.

Garantidos: Caracas, Táchira e Deportivo Itália

Situação de momento: Campeão do Apertura, o Caracas também briga pelo título do Apertura e já tem lugar assegurado na Libertadores 2011. Também já garantidos, Táchira e Deportivo Itália disputam um lugar na fase de grupos. O perdedor jogará a Pré-Libertadores.