Total de visualizações de página

Fifa avisa que não pagará ampliação do futuro estádio do Corinthians

Mas a entidade diz que se o Timão conseguir construir uma arena para 65 mil pessoas estará apta para receber a abertura da Copa do Mundo de 2014

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Vistoria Estádio Corinthians 
Operários da Sabesp no terreno do futuro estádio 
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com - 30/08/10)
 

Mesmo sem ter visto o projeto do futuro estádio do Corinthians, que deverá ser construído no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo, a Fifa diz que se a arena do Timão – popularmente batizada de Fielzão – tiver 65 mil lugares estará apta para receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. A questão é quem irá pagar a conta. O Corinthians projeta erguer sua casa com capacidade para 48 mil torcedores e arcar com tais despesas, vendendo os naming rights (os direitos sobre a propriedade do nome). Será preciso que alguém banque a ampliação dos outros 17 mil assentos. A Fifa já avisa que esse dinheiro não sairá do seu bolso.

Em Zurique, na Suíça, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse ao jornal “O Estado de São Paulo” que a entidade não irá custear obras no estádio corintiano. Ao ser questionado sobre quem pagaria a ampliação, ele foi irônico.

- Não serei eu...


O projeto do Fielzão foi lançado em agosto, às vésperas das comemorações do centenário do clube. Há duas semanas, o governo e a prefeitura de São Paulo recomendaram o estádio do Corinthians como o palco para a abertura. Porém, para ser escolhida, a arena alvinegra terá de passar pelo crivo do Comitê Organizador Local (COL) e da CBF. Além disso, terá de apresentar garantias financeiras para conseguir viabilizar as obras de ampliação para alcançar os 65 mil lugares estipulados. Só aí será aprovado.

- Eu ainda não vi o projeto. Quantos lugares tem? Se tiver mais de 65 mil lugares estará pronto para ser a abertura da Copa - completa Valcke.