Total de visualizações de página

Prioridade no Botafogo é renovar contratos

Gazeta Press - Rio de Janeiro (RJ)

Passado o susto de quase cair para a Série B do Campeonato Brasileiro e a euforia pela vitória de 2 a 1 sobre o Palmeiras, que garantiu a permanência na elite do futebol nacional, o Botafogo já trabalha voltado para a próxima temporada. Nesta terça-feira, a diretoria deu início às negociações para renovar os contratos dos atletas que estão no plantel e interessam para o próximo ano. Ao todo, 16 jogadores ficarão sem vínculo com o Alvinegro ao final de dezembro, e nem todos permanecerão em General Severiano.

"Temos uma espinha dorsal e precisamos ter ela como base para a próxima temporada. Por isso é importante priorizar essa questão envolvendo as renovações de contratos", falou André Silva, vice-presidente de futebol.

Embora a diretoria não confirme oficialmente, não serão procurados para renovar contrato os meias Jônatas, Marquinho e Rodrigo Fuska, além do atacante Ricardinho. Nenhum deles conseguiu se firmar entre os titulares. Os volantes Batista, Thiaguinho e Lé Silva, assim como o atacante Víctor Simões dependem de uma melhor avaliação. Além deles, já estão fora do clube o lateral esquerdo Michael, que vinha treinando em separado do elenco por questões disciplinares e deverá acertar com o Flamengo. Outro de saída é o atacante Jobson, acertado com o Cruzeiro para a disputa da próxima Copa Libertadores.

A situação envolvendo o atacante André Lima divide opiniões. Parte da diretoria entende que deve procurar o atleta para a renovação de contrato. Porém, o jogador encontra resistência dentro de General Severiano. Além disso, o salário dele é considerado alto na relação custo-benefício e ainda dependeria do aval do Hertha Berlin, da Alemanha, dono dos direitos federativos do jogador.

Quatro atletas são considerados prioridades no Botafogo. São eles o zagueiro Wellington, o lateral esquerdo Diego, o meia Renato e o atacante Reinaldo. No caso do zagueiro, ele tem seus direitos federativos ligados ao Cruzeiro, que vê com maus olhos a possibilidade de renovar o empréstimo, já que pretendia lucrar com uma negociação em definitivo. O defensor, porém, vem tentando sensibilizar os dirigentes mineiros a mudarem de ideia, pois deseja ficar mais um ano no futebol carioca.

Diego está emprestado pelo Barueri, mas já acertou as bases salariais para um novo contrato e o Botafogo tende a usar parte de um fundo de investimentos para adquirir os direitos federativos do jogador. Como o relacionamento com o clube paulista é muito bom, os dirigentes botafoguenses estão otimistas.

Renato tem vínculo com o futebol árabe e os dirigentes alvinegros não têm ideia se podem esperar uma negociação tranqüila ou não. Em relação a Reinaldo, o acerto não deverá ser muito complicado, pois o jogador, que passou boa parte da temporada entregue ao departamento médico, deu entrevistas considerando ter uma dívida de gratidão com o clube. Outro que deverá ter contrato renovado é o goleiro Flávio, que está cedido por empréstimo pelo Cruzeiro.

Ainda em relação a goleiro, como Jéfferson tem contrato com o clube até 2011 e é considerado titular absoluto, o uruguaio Castillo dificilmente vai permanecer em General Severiano, mesmo tendo vínculo até o fim de 2010. O jogador não aceita o banco, pois entende que não jogar pode prejudicar seus planos de disputar a próxima Copa do Mundo. A tendência é que ele seja negociado com algum clube do futebol uruguaio.

Em relação a reforços, quem deverá ser contratado nos próximos dias é o meia Diguinho, que se destacou pelo América na Segunda Divisão do Campeonato Carioca. O jogador foi revelado nas categorias de base do Flamengo.

"A situação com o Diguinho está bem encaminhada com o Botafogo, mas ainda não tem nada assinado. Faltam pequenos detalhes, mas temos que respeitar a instituição Flamengo, com quem o Diguinho tem contrato até o fim do ano", disse Felipe Michel, um dos empresários do jogador.