Após mudar tática em todos os jogos, treinador ainda busca formação ideal para a equipe do Botafogo
LANCEPRESS!
Estevam Soares levará o elenco para uma semana de treinos em Saquarema (Crédito: Gilvan de Souza)São sete jogos sem vitória, sem repetir a escalação em nenhum deles. Até mesmo o esquema tem variado. Assim, Estevam Soares já admite que precisa encontrar rapidamente o seu time ideal no Botafogo, para tentar iniciar uma reação salvadora no Brasileiro.
O local que parece ideal para a missão é Saquarema, cidade da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, para onde o grupo viaja nesta terça-feira à tarde. Após recuperar os jogadores na parte física, o que definiu como seu primeiro objetivo, o comandante alvinegro tenta encontrar um time que dê liga, como se diz na gíria do futebol.
– Por isso que somos treinadores, para procurar a melhor formação. Vamos tentar lá. É uma semana de trabalho, de experiência. Vamos ver se achamos a melhor equipe, a que melhor vai render – admitiu.
Uma prova de que Estevam Soares parece ainda não saber como escalar o time é que tem começado no 4-4-2, mas rapidamente nota erros e muda para o 3-5-2. O primeiro esquema, vale lembrar, já havia sido tentado por Ney Franco, que desistiu após tropeços e após notar que os jogadores não se adaptaram bem.
Além da preocupação com a tática, há também temor com a parte psicológica. Os nove jogos sem vencer somados à permanência na zona de rebaixamento fazem o treinador, que antes nem cogitava descenso, começar a perceber que a situação está ficando complicada.
– Não podemos ficar criando alarmismo com a situação do Botafogo no Campeonato Brasileiro. Ainda não estamos na fase nem de fazermos contas. Precisamos é começar a ganhar os nossos jogos logo – diz o técnico, ansioso também por sua primeira vitória no clube.
Independentemente de ser 3-6-1, 3-5-2, 4-4-2 ou 4-3-3, esquemas já testados por Estevam Soares, os torcedores esperam é que o time reencontre os bons resultados e fuja da parte de baixo da tabela.