Total de visualizações de página


Objetivo dos atletas é repetir no Brasileiro a receita de sucesso da Sul-Americana
Emerson acredita que falta um pouco de atenção ao time nas partidas pelo campeonato nacional. Renato considera que a pressão prejudica

Fred Huber
Rio de Janeiro


Fred Huber/GLOBOESPORTE.COM

Emerson durante entrevista no CT. Ele espera mais atenção nos jogos do Brasileiro O técnico Estevam Soares já disse que o Botafogo que disputa a Sul-Americana e o Brasileiro é o mesmo, mas não há como negar que o desempenho da equipe em cada competição é bem diferente. Nesta quinta-feira, na reapresentação do time após a vitória por 2 a 0 sobre o Emelec, no Engenhão, os jogadores tentaram buscar respostas para tanta disparidade. Para o zagueiro Emerson, um dos motivos pode ser que os atletas entram com mais atenção em campo na hora de disputar um mata-mata.

Ele espera que o time tire os ensinamentos dos jogos pelo torneio internacional e ponha em prática nos compromissos pelo Campeonato Brasileiro, onde o clube não vence há dez partidas e luta contra o rebaixamento.

- Pode ser que esteja faltando um pouco de atenção. Precisamos entrar mais ligados. Acho que a forma de disputa acaba levando o time a ter um comportamento diferente. Sabemos que, além de ganhar, não podemos levar gols. Todos viram que jogamos com muita inteligência, sem riscos. Precisamos implantar essa forma de jogar na Sul-Americana nos jogos pelo Brasileiro - disse o zagueiro.

Emerson reconheceu que é difícil lidar com a alegria de ganhar pela Sul-Americana e no dia seguinte voltar a pensar em livrar o time do rebaixamento. O jogador, no entanto, espera que as coisas comecem a mudar para o lado do Alvinegro já a partir da próxima rodada, domingo, contra o Vitória.

- É chato isso. O ideal é ficar bem nas duas competições. Agora voltamos nossa concentração para o Brasileiro e o mínimo que podemos fazer é o dever de casa. Vamos em busca disso. A vitória é uma questão de ajustes, acredito que domingo vamos conseguir um bom resultado.

Para o apoiador Renato, que jogou como homem de frente contra o Emelec, a pressão em cima do time para conseguir as vitórias para sair da zona de rebaixamento acaba prejudicando alguns atletas. Assim como Emerson, ele acredita que o Bota tem tudo para fazer o dever de casa contra o time baiano.

- É difícil separar as duas competições, mas nós temos que conviver com isso. A equipe já entra com a obrigação de ganhar e isso às vezes pode complicar um pouco. Temos a consciência de que o Brasileiro é difícil mas vamos tentar fazer o dever de casa. A partir de amanhã já estamos concentrados no jogo contra o Vitória.

Renato lembrou que o time precisa entrar ligado o tempo inteiro e não dar bobeiras se quiser iniciar sua reação no campeonato.

- Entrar concentrado ao máximo. No Brasileiro, demos muito vacilos no fim das partidas. Faltam 13 jogos e precisamos reagir.

O Botafogo é o 18º lugar com 25 pontos. No próximo domingo, às 18h30m, a equipe enfrenta o Vitória no Engenhão.