Total de visualizações de página

Mobilização de torcedores alvinegros ajuda ídolo do Botafogo

Mobilização de torcedores alvinegros ajuda ídolo do Botafogo

GloboEsporte.com
por Marcelo Monteiro


Casos de ex-jogadores que enfrentam dificuldades financeiras quando deixam o futebol, infelizmente, não são raros no país. Profissionais que atuaram em uma época em que os atletas não recebiam os salários milionários pagos atualmente pelos principais clubes.

No último dia 18, faleceu Idário, lateral-direito titular do time do Corinthians que conquistou o histórico título paulista de 1954, que marcou o IV Centenário da fundação de São Paulo. O ídolo de muitos corintianos morreu aos 82 anos, sem ter acesso a um plano de saúde, que poderia lhe permitir até mais tempo de vida. Idário morreu vítima de problemas respiratórios.

No Rio, torcedores do Botafogo resolveram se mobilizar para ajudar Octávio Moraes, 86 anos, atacante alvinegro dos anos 40 e 50, campeão carioca em 1948 e sul-americano pela seleção brasileira em 49 (quarto agachado, da esquerda para direita, na foto). E que se dedicou à arquitetura após o encerramento da carreira.

Aos 86 anos, Octávio foi internado na semana passada no Hospital Miguel Couto (Gávea, Zona Sul do Rio) em estado grave, com fratura no fêmur após sofrer uma queda. O caso era de cirurgia. Na unidade pública, apresentou pneumonia, que piorou sensivelmente o quadro.

- Sem uma (transferência para) UTI, ele morre em dois dias - disse um médico que examinou o paciente, após ser procurado pelos alvinegros.

A mobilização dos torcedores, que acionaram também a própria diretoria do Botafogo, permitiu que Octávio fosse transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo do próprio Miguel Couto. E também foram obtidas vagas em outras duas unidades particulares. Além de gratuidade na cirurgia e da prótese, se necessária.

- O que vocês conseguiram foi um milagre - resumiu o médico.

Com a maior atenção recebida, o ex-jogador, que não possui plano de saúde, apresentou uma sensível melhora. Já não depende do respirador artificial em tempo integral e se prepara para sofrer a cirurgia tão necessária.

O resultado do esforço em prol do ídolo alvinegro fez os torcedores botafoguenses ‘formalizarem’ o grupo, que irá visitar outros ex-jogadores do clube para verificar sua condições de vida.

Uma bela iniciativa em benefício de quem proporcionou muitas alegrias a tantos fãs do futebol.