Total de visualizações de página

Botafogo tenta manter invencibilidade contra os gringos no Engenhão

Alvinegro, que enfrenta Emelec nesta quarta, jamais perdeu para equipes estrangeiras em jogos disputados no seu estádio

Gustavo Rotstein

O Botafogo tem uma campanha medíocre nos jogos disputados no Engenhão em 2009. No entanto, no dia em que enfrenta o Emelec, do Equador, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, pode usar como motivação o fato de jamais ter perdido para equipes estrangeiras em seu estádio.

Foram quatro partidas disputadas no Engenhão contra equipes de fora do Brasil, com três vitórias e um empate, sendo que em três oportunidades pela Copa Sul-Americana. Em 2007, o Botafogo venceu por 1 a 0 o River Plate da Argentina (gol de Joilson). No ano seguinte, fez 3 a 1 no América de Cáli (dois de Wellington Paulista e um de Carlos Alberto), além de 2 a 2 com o Estudiantes, da Argentina (gols de Lucio Flavio e Andre Luis).

O Alvinegro ainda venceu por 4 a 0 Viking, da Noruega, no dia 16 de janeiro do ano passado, em partida pela Copa Peregrino, um torneio amistoso. Os gols foram marcados por Jorge Henrique, Lucio Flavio, Alessandro e Edson.

Outra estatística favorável é que o Emelec perdeu as seis partidas oficiais que disputou no Brasil, todas pela Libertadores: em 1995, duas vezes para o Grêmio (4 a 1 e 2 a 0) e uma para o Palmeiras (2 a 1); em 2000, para o Atlético-PR (1 a 0); em 2001, para o Cruzeiro (2 a 0); em 2007, para o Internacional (3 a 0).