Total de visualizações de página

Órfã do Engenhão, gandula-musa procura trabalho e sonha com a Copa

Depois de tirar férias, Fernanda Maia vive a expectativa de ser chamada para o jogo entre Botafogo e Nova Iguaçu, domingo, em Moça Bonita

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Fernanda Maia gandula Botafogo com a Taça (Foto: Thales Soares) 
Fernanda Maia posa com a Taça Guanabara
conquistada este ano (Foto: Thales Soares)
 
Símbolo de torcedora do Botafogo desde a conquista da Taça Rio de 2012, a gandula-musa Fernanda Maia está órfã do Engenhão. Único estádio onde trabalhou, desde 2009, ela vive a expectativa de receber a chance de fazer o seu trabalho em outros palcos do futebol carioca. A primeira pode ser domingo, quando seu clube de coração enfrenta o Nova Iguaçu, em Bangu, pela sexta rodada da Taça Rio.

Fernanda viajou de férias no dia 30 de março, pouco depois da interdição do Engenhão. Nesse tempo, ela procurou se distanciar do futebol e, de volta nesta segunda-feira, começou a se ambientar novamente com a situação e fazer contatos para não deixar de "gandular".

- Fiquei muito triste quando vi na televisão a situação do estádio, fechado, depois de tudo que vivi ali. Se tenho uma história, ela começou ali. Conheço cada cada esquina. Seria o mesmo que chegar na minha casa e dizer que ela está interditada - comentou Fernanda.

Não gosto de ficar pedindo as coisas, mas estou atrás disso. Quero estar na Copa do Mundo"
Fernanda Maia
 
Na chegada ao Rio, ela encontrou mensagens de um amigo gandula sobre a possibilidade de trabalhar nos jogos em Bangu. Quarta-feira, o Botafogo enfrenta o Friburguense, em Moça Bonita, mas neste Fernanda não poderá estar. Ela espera poder voltar no domingo.

- Comecei em 2009 e o Maracanã fechou em 2010. Não tive a chance de trabalhar lá. Tinha muita vontade. Também me chamaram para os jogos em Bangu e na época não deu tempo. Ainda não vi como escolhem os gandulas nos outros estádios e não sei como vai ficar a minha vida. Tenho que ver quem está trabalhando, mas se tiver que ir aos jogos em Moça Bonita ou Volta Redonda, eu vou - afirmou Fernanda.

Apesar de viver a expectativa com o Campeonato Carioca, a gandula musa também tem ambições. O Brasil vai enfrentar a Inglaterra na reabertura do Maracanã, no dia 2 de junho. Em julho, será disputada a Copa das Confederações, com jogos no estádio, além da Copa do Mundo de 2014.

FOTO

 
- Falei com o pessoal da Federação para me indicarem o caminho e mostrar por onde começo. No fundo, você conhece todo mundo e não conhece ninguém. Não gosto de ficar pedindo as coisas, mas estou atrás disso. Quero estar na Copa do Mundo - comentou Fernanda.

O último jogo foi a vitória por 4 a 0 sobre o Quissamã, no dia 16 de março. Fernanda estava bem posicionada no Engenhão, acompanhando o ataque do Botafogo no primeiro gol de Rafael Marques com a camisa do clube.
- Vi de perto. Ele estava bem no jogo, com passe para um ou dois gols e achei que era o dia. Fiquei feliz por ele. Deve ser horrível. É um peso enorme que carrega, como se um cozinheiro não pudesse fazer comida - disse a gandula.