Total de visualizações de página

Frango inesquecível: Ricardo Cruz e Zinho lembram Taça Rio de 1991

Ex-goleiro do Botafogo mantém o bom humor e recorda falha marcante de 22 anos atrás ao reencontrar ex-meia do Fla que protagonizou o lance

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro



Goleiro algum gosta de lembrar de um "frango" sofrido, especialmente numa decisão. No entanto, Ricardo Cruz, que defendeu a meta de Fluminense e Botafogo nas décadas de 1980 e 1990, encarou com bom humor o encontro promovido pelo quadro "Frente a Frente", do Globo Esporte (assista ao vídeo), com Zinho, carrasco do camisa 1 na final da Taça Rio de 1991, entre Flamengo e Botafogo. Na ocasião, um chute do meia rubro-negro de fora da área passou por baixo das pernas do goleiro alvinegro.

- Nunca mais falaram disso. Foi o único gol que eu tomei por entre as pernas, de falha minha - recordou Ricardo Cruz, ainda com o bigode que se tornou sua marca registrada.

Diante de um Maracanã lotado, Ricardo Cruz aceitou um chute fraco de Zinho e permitiu que o Flamengo marcasse o segundo gol na partida. O Botafogo ainda chegaria ao empate por 2 a 2 - placar final do jogo -, porém o goleiro ficou marcado pela falha.

- O Zinho chutou da entrada da área, eu fui na bola, mas ela passou pela mão, pelo braço, pela perna... Acho que nem tocou na rede, passou da linha e parou. Na hora, a vontade era de não estar lá - admitiu.

Ricardo Cruz e Zinho (Foto: Reprodução TV Globo) 
Zinho e Ricardo Cruz se reencontram em quadro
do Globo Esporte (Foto: Reprodução TV Globo)
 
 
Apesar de terem se encontrado depois da partida, os dois jogadores nunca haviam conversado sobre o lance até participarem do "Frente a Frente". Durante a entrevista, Ricardo foi supreendido pela aparição inesperada de Zinho.

- Estive com ele algumas vezes. Ele nunca tocou no assunto, não seria eu que iria tocar. Ele deu muita sorte de me pegar em um dia em que eu deixaria passar uma bola fácil daquelas - disse o ex-goleiro, no momento em que Zinho estava atrás dele, ouvindo a declaração.

- Não foi forte, foi  com muito efeito. Não foi uma bola muito difícil, era defensável. Realmente, ele falhou. Para mim, foi ótimo, porque o chute foi bem ruinzinho - admitiu o ex-rubro-negro.

O encontro rendeu risadas e mostrou que, apesar da rivalidade, Ricardo Cruz e Zinho mantêm uma relação de respeito e, principalmente, sem ressentimentos.