Total de visualizações de página

Presidente do Botafogo quer mandar jogos do clube fora do Rio no Brasileiro

Presidente do Botafogo quer mandar jogos do clube fora do Rio no Brasileiro

Bota quer mandar jogos fora do Rio no BR, mas vê resistência da Ferj

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro



Sem a certeza de quando terá o Engenhão a disposição, o Botafogo estuda algumas alternativas para a disputa do Campeonato Brasileiro. Uma das opções seria mandar algumas de suas partidas fora do estado do Rio de Janeiro. Juiz de Fora e Brasília aparecem como prováveis destinos, já que ambos os locais contam com uma grande colônia de torcedores do Alvinegro. Porém, o clube de General Severiano encontra resistência por parte da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), que é contra a medida.

Segundo o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, a federação deseja que os jogos das equipes cariocas sejam realizados no estado do Rio. O mandatário alvinegro, no entanto, diz ter se encontrado com o presidente da entidade, Rubens Lopes, e que o cartola já não é tão radical sobre o assunto como fora em outras oportunidades.

“Existe essa possibilidade em função do que ocorre com os estádios do Rio. Queremos mandar alguns de seus jogos fora do estado. Essa ideia não tem a concordância da Ferj, mas sei também que ela não está cega sobre esse problema. Ainda não pensa sobre o assunto, mas há um diálogo. Não seriam todos os jogos e nem quero isso. Mas fazer um jogo em Juiz de Fora ou Brasília, por exemplo, teríamos casa cheia. É uma condição de emergência e ele [Rubens Lopes] sabe disso”, disse Assumpção.

Outra hipótese para minimizar a ausência do Engenhão seria adotar um estádio. O Caio Martins foi praticamente descartado por ter a necessidade de passar por uma reforma. Assumpção afirma que tem como objetivo mandar seus jogos no mesmo local, mas que a medida será difícil de viabilizar. Isso porque Flamengo e Fluminense passam pelo mesmo problema do Botafogo e poderá causar conflito de interesses.

“O ideal é adotar ume estádio, pois tem várias questões pertinentes. Torcida e logística, por exemplo. Tenho um plano de sócio-torcedor que está ligado à presença garantida deles no estádio. Todos meus sócios teriam entradas gratuitas. O programa contempla outras vantagens e tenho que pensar nessa logística. Tenho que dar a mesma estrutura ou algo similar ao que teriam no Engenhão. O ideal é que tenha uma casa como referência, mas não sei se será possível, pois outros dois clubes [Flamengo e Fluminense] tem o mesmo problema”, afirmou.

A reportagem do UOL Esporte entrou em contato com a assessoria de imprensa da Ferj que confirmou a necessidade da federação de permitir ou não jogos das equipes cariocas fora do estado do Rio de Janeiro. O presidente Rubens Lopes, no entanto, não retornou às chamadas telefônicas.

O Engenhão foi interditado há mais de uma semana por causa de problemas na cobertura. Uma empresa alemã foi contratada pelas construtoras do estádio e aconselhou o fechamento imediato, já que havia risco de desabamento com ventos acima de 63 km/h. Atualmente, o Botafogo permanece treinando no campo principal e anexo, além de utilizar vestiário e sala de imprensa do local.