Total de visualizações de página

Maracanã será a casa de dois clubes por 35 anos

Edital de licitação exige que pelo menos dois grandes times do Rio se comprometam a usar o estádio no período


Um teste de iluminação na noite desta quinta-feira deu um tom diferente ao Maracanã, que entra na reta final da reforma para a Copa das Confederações Foto: Genílson Araújo / Agência O Globo




Um teste de iluminação na noite desta quinta-feira deu um tom diferente ao Maracanã, que entra na reta final da reforma para a Copa das Confederações Genílson Araújo / Agência O Globo
 
RIO - Na próxima quinta-feira, dia 11, acontecerá o anúncio do vencedor da licitação para gestão, operação e manutenção do complexo do Maracanã, através de uma Parceria Público Privada (PPP). E o contrato, de 35 anos, embora tenha previsto a proibição de uso exclusivo por um ou mais clubes, associações ou agremiações esportivas, deverá criar uma casa especial para duas torcidas do Rio. O edital exige, em sua cláusula 12.2, parágrafo II, sobre “Eficácia do contrato”, que ele conte com a assinatura de pelo menos dois dos principais clubes do Rio de compromisso ou termo de utilização do Maracanã durante a vigência da parceria entre a concessionária e o governo estadual.


Embora a tendência atual seja a de, seguindo o modelo europeu, dar aos estádios nomes de empresas privadas, o bom e velho Maracanã continuará sendo chamado de Estádio Jornalista Mário Filho. O contrato proíbe que a concessionária feche parceria neste sentido. No caso do ginásio anexo, é permitida a negociação, desde que o nome do patrocinador seja veiculado junto com o termo “Maracanãzinho”.

O vencedor da licitação terá de comprovar experiência em gestão de estádios de futebol, com capacidade superior a 20 mil lugares.