Total de visualizações de página

Seis jogos, duas vitórias: Bota sofre com aproveitamento ruim em casa

Como mandante no Brasileiro, time conquistou apenas 38,8% dos pontos. No Engenhão, são sete derrotas nos últimos dez compromissos

 

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro

Andrezinho, Fellype Gabriel e Rafael Marques treino Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com) 
Andrezinho conversa com Fellype Gabriel e Rafael
Marques (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
 
A situação do Botafogo no Campeonato Brasileiro é complicada. O time vem de quatro jogos sem vencer, um jejum de três sem fazer gols e um desempenho como mandante que deixa a comissão técnica, os jogadores e a torcida de cabelos em pé: são duas vitórias em seis jogos, o que significa um aproveitamento de apenas 38,8% dos pontos conquistados. Neste sábado, às 21h (de Brasília), contra o Figueirense, lanterna da competição, terá mais uma chance de se redimir diante dos torcedores.

Palco do Botafogo, o Engenhão ainda recebeu o clássico com o Vasco no Brasileiro, quando o time atuou como visitante e também foi derrotado. No estádio, na temporada, foram apenas duas vitórias nos últimos dez jogos, com sete derrotas e um empate. Nesse caso, o aproveitamento é pior: chega a apenas 23,3%.

- Nos 15, 20 primeiros minutos do último jogo, o Botafogo começou bem, mas o Vasco, como grande time, também teve suas oportunidades. E, no segundo, quando estávamos melhores, sofremos o gol. É mais ansiedade de buscar o resultado. Esse é o ponto importante. Não vai ser em cinco minutos que vamos decidir, mesmo quando começamos bem. Tem de ter paciência, saber que futebol é feito de detalhes - afirmou Andrezinho.

Em termos de comparação, no Campeonato Brasileiro, o time tem compensado o desempenho ruim como mandante com uma atuação melhor como visitante, chegando a 17 pontos, na oitava colocação. São três vitórias em seis jogos, com 55,5% dos pontos conquistados.

- A gente sabe da dificuldade que é o Brasileiro e sempre digo que temos de somar pontos fora. Em casa, é obrigação vencer e, quando perdemos pontos em casa, passa a ser obrigação ganhar fora também. A gente está pensando jogo a jogo. Sabemos o que precisamos para lutar pelo titulo - disse Andrezinho.

O Botafogo ainda terá mais quatro jogos no Engenhão nas próximas sete rodadas do primeiro turno. O último desta série será o clássico com o Flamengo, dia 26 de agosto.