Total de visualizações de página

Bombardeio em branco: Bota finaliza 30 vezes contra Santos e Grêmio

Time tem ampla superioridade ao adversário nas conclusões, mas não balança a rede e deixa de ser o ataque mais positivo do Brasileiro

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Elkeson no treino do Botafogo (Foto: Fábio Castro / Agif) 
Elkeson vem sendo o atacante principal do time
nos últimos jogos (Foto: Fábio Castro / Agif)
 
Com as saídas de Herrera e Loco Abreu, negociados para o Emirates Football Club e o Figueirense, respectivamente, o técnico Oswaldo de Oliveira decidiu usar Elkeson como atacante de ofício no Botafogo em seu sistema de jogo 4-5-1. Depois de ver seu escolhido brilhar em dois jogos seguidos, marcando três gols, ele viu o time passar em branco nos dois últimos e deixar de ser o melhor ataque do Campeonato Brasileiro.

Apesar de o time não ter feito gols, mostrou superioridade ao adversário nos dois jogos. Contra o Santos, mesmo na Vila Belmiro, o time finalizou 13 vezes contra sete, sem contar com Elkeson, que ficou fora por sentir dores no tornozelo esquerdo e deu lugar a Rafael Marques. Já na derrota para o Grêmio, com o titular de volta, a vantagem foi ainda maior: 17 a 7.

- Tem que acertar o todo. Não adianta a defesa ir bem se o ataque vai mal, o ataque ir bem se a defesa vai mal. Contra o Santos, tivemos o controle da partida e ficou aquele sentimento de derrota. Agora, perdemos para um adversário direto (Grêmio), que se distanciou na tabela. Mas não tem problema. Os gols vão sair. Não é possível que sempre vai ter um pé para tirar a bola em cima da linha - disse Antônio Carlos, referindo-se à tentativa de cabeça de Rafael Marques salva por Léo Gago.

Com 21 gols, o Botafogo é agora o terceiro ataque mais positivo da competição e está em oitavo lugar, com 17 pontos. O primeiro é o Atlético-MG, que marcou 23 e ocupa a liderança do Brasileiro, com 28 pontos. O segundo é o Fluminense, que fez 22 gols e está na terceira colocação na tabela (25 pontos).

- Estava até pensando nisso. A gente sabia que encontraria dificuldades uma hora ou outra. Nunca foi nosso objetivo ser o ataque mais positivo, mas sim vencer. Por 1 a 0 já é goleada. Vamos ver se quarta-feira retomamos o caminho do gol - comentou Vítor Júnior, que nos jogos contra Santos (0 a 0) e Grêmio (derrota por 1 a 0) conseguiu cinco finalizações.

O próximo jogo do Botafogo é contra o Vasco, quarta-feira, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. Nos dois últimos confrontos com o rival, o time conseguiu vencer ambos por 3 a 1.

Finalizações Na trave Defendidas Para fora Bloqueadas
0 x 0 Santos 1 2 8 2
0 x 1 Grêmio 1 4 6 6