Total de visualizações de página

Após avaliação dos jogadores, Bota vai de time misto na Sul-Americana

Técnico ainda não sabe quantos jogadores serão poupados na estreia da competição, contra o Palmeiras. Delegação ficará cinco dias fora do Rio

 

Por André Casado Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira na coletiva do Botafogo (Foto: Fábio Castro / Agif) 
Oswaldo de Oliveira diz que ainda precisa esperar
para saber quem joga (Foto: Fábio Castro / Agif)
 
 
O Botafogo não poderá aproveitar a pausa de uma semana do Campeonato Brasileiro para treinar e descansar. A estreia na Copa Sul-Americana já bate à porta e, para a partida contra o Palmeiras, quarta-feira, na Arena Barueri, o torcedor alvinegro verá uma formação diferente da que venceu o Figueirense, no Engenhão. Oswaldo de Oliveira adiantou que vai poupar alguns jogadores mais cansados. Só não sabe quais. Uma avaliação física no treino desta segunda-feira de manhã vai ser fundamental para a decisão da comissão técnica.

- Há quem esteja cansado, precisando de um break, de um intervalo. Senão não vão aguentar. Estamos correndo para preparar os que vêm atrás (como o lateral Lima, o meia Seedorf e o atacante Rafael Marques). Os meninos estão treinando todo dia também para chegar no nível físico e técnico dos titulares. Os testes vão indicar as mudanças que vou precisar fazer, e eu vou fazer. Se tivéssemos um intervalo natural, iria jogar da mesma forma. Mas será o oitavo jogo numa série de 14 direto, sem treinos e recuperação. Não posso ir de peito aberto, atirando com uma equipe só. Vou levar em consideração o que existe em volta - avisou Oswaldo.

Para evitar desgastes ainda maiores, a delegação fará o seguinte itinerário: viaja terça para São Paulo e parte para Goiânia já na quinta, onde haverá o duelo com o Atlético-GO, pela 14ª rodada da competição nacional, no sábado. Segundo o comandante, o que chamou de "período de superação" é o maior vilão para as atuações abaixo da média do Botafogo utimamente.

- No futebol não se faz milagre. Quando obtive sucesso, foi trabalhando. Não usei subterfúgio ou artifícios que não estivessem ligados à minha profissão. Quem trabalha, as coisas acabam acontecendo depois. Sem poder trabalhar, corta as minhas mãos. Fica pelo resultado da individualidade, o que não é o ideal. Fica somente por quem tem o melhor elenco, quem pode fazer mais trocas. Não se mede o trabalho - lamentou.

A tendência é que um dos dois laterais - Lucas ou Márcio Azevedo - fique fora. O meia holandês Clarence Seedorf também deve ser poupado, já que, vindo de férias e com 36 anos, já participou de três jogos seguidos, num espaço de seis dias. Na conta de Oswaldo, Elkeson é outro que tem sido utilizado intensamente desde que se encaixou de novo no esquema.