Total de visualizações de página

Em jejum, Botafogo e Figueirense se enfrentam com fome de vitória

Neste sábado, às 21h (de Brasília), no Engenhão, times jogam pelo fim de série negativa: a do time carioca é de quatro jogos, e a do catarinense, 11

 

Por João Lucas Cardoso e Thales Soares Florianópolis e Rio de Janeiro

O Engenhão receberá neste sábado, às 21h (de Brasília), dois times que estão no momento desorientados no Campeonato Brasileiro, à procura do caminho que os levem ao reencontro das vitórias. Adversários na 13ª rodada, Botafogo, oitavo colocado, com 17 pontos, e Figueirense, lanterna, com oito, enfrentam incômodo jejum, sendo o dos equipe catarinenses bem maior: estão há 11 rodadas sem ganhar.

Com duas derrotas seguidas, uma série de quatro jogos sem vencer e três sem fazer gol, o técnico Oswaldo de Oliveira fez uma mudança radical no Botafogo. Deixou de lado o esquema com um atacante e optou pela dupla formada por Elkeson e Rafael Marques, que atuarão como titulares juntos pela primeira vez.

Além disso, o Botafogo completará o terceiro jogo seguido no Engenhão depois de duas derrotas no estádio, para Grêmio e Vasco. Coincidentemente, também foram os primeiros jogos de Seedorf com a camisa do clube. Antes de estrear, o time vinha de duas vitórias, sobre Bahia e Corinthians, e dois empates, com Fluminense e Santos.

Do outro lado, o Figueirense vem de uma sequência ainda pior. Venceu apenas na primeira rodada do Brasileiro e perdeu os últimos quatro jogos. Apenas uma vitória neste sábado dará chance de terminar a rodada fora da zona de rebaixamento, mesmo assim dependendo dos resultados de outros cinco times.

Para aumentar a dificuldade do Figueirense, o técnico Hélio dos Anjos não contará com seu ataque titular. Julio Cesar está suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo. Loco Abreu e Caio - que também estaria suspenso - estão emprestados pelo Botafogo e não podem atuar por questões contratuais.

O Premiere transmite o duelo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, a partir das 20h30m.


header as escalações 2
Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira inovou. Ele utilizará pela primeira vez no Campeonato Brasileiro o esquema 4-4-2. Antes, usava o 4-5-1. Seedorf está mantido e fará seu terceiro jogo em sete dias. Com isso, o time entrará em campo com Jefferson; Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Renato, Seedorf, Fellype Gabriel e Andrezinho; Elkeson e Rafael Marques.

Figueirense: o treinador Hélio dos Anjos tem um grande desafio neste sábado. O Figueirense não conta com os atacantes Caio, Julio Cesar e Loco Abreu. Para superar as dificuldades, ele também optou por uma mudança no esquema: sai o 4-3-3 e entra o 4-4-2, com a volta de Pablo para a lateral direita. A provável escalação é a seguinte: Ricardo; Pablo, Canuto, Anderson Conceição e Guilherme Santos; Tulio, Jackson, Pittoni e Almir; Ronny e Aloísio.
 
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: Marcelo Mattos ainda está fora do time, com uma lesão no púbis, e Lucas Zen, que vinha sendo seu substituto, sofreu uma ruptura no ligamento cruzado do joelho esquerdo. Willian, com dores musculares, e Antônio Carlos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, completam a lista de desfalques.

Figueirense:  Caio e Julio Cesar cumprem suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. O uruguaio Loco Abreu, emprestado pelo Botafogo, também não vai poder atuar por questões contratuais. O lateral-esquerdo Hélder ainda se recupera de uma torção no tornozelo esquerdo. Os atacantes Franco Niell, com uma pubalgia, e Héber, com fratura na perna direita, continuam no departamento médico. O volante Toró segue em recuperação de uma cirurgia no tornozelo.
 
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Botafogo: Fábio Ferreira, Márcio Azevedo e Vitor Júnior.
Figueirense: Aloisio, Doriva, Ronny, Sandro e Túlio.
 
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Márcio Chagas da Silva (RS) apita a partida, auxiliado por Altermir Hausmann (Fifa/RS) e José Javel Silveira (RS). Márcio Chagas arbitrou três jogos no Brasileirão, marcou 117 faltas (média de 39 por jogo), mostrou 19 cartões amarelos (média de 6,3 por jogo), nenhum vermelho e não marcou pênalti algum. O campeonato tem média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 37,1 faltas e 0,3 pênalti.


header fique de olho 2
Botafogo:
o atacante Rafael Marques terá a chance de atuar ao lado de Elkeson, estreando a dupla de ataque. O novo titular chegou do Japão por indicação do técnico Oswaldo de Oliveira, disputou três jogos e ainda não fez gol.

Figueirense: Ricardo está conquistando espaço na equipe. Substituiu Wilson no último jogo e fez uma excelente partida. A torcida tem dado muito apoio ao goleiro.


header o que eles disseram

Elkeson, atacante do Botafogo: "O Figueirense vai querer dificultar o nosso trabalho e estamos cientes disso. Precisamos da vitória, e espero que essa sequência ruim acabe no sábado. Jogaremos por um grande resultado para iniciarmos uma sequência e brigarmos pelas primeira posições. Só vencendo teremos tranquilidade para continuar o trabalho".

Hélio dos Anjos, técnico do Figueirense: "Tem de ter mais luz, mais brilho para encontrar o jogador para receber. Temos muitos jogadores que podem e vão crescer. Gostei da condição física. Fiquei feliz com vários detalhes. Já disse que não tenho temor algum e tenho confiança de que esta equipe vai crescer nesta competição ".
header números e curiosidades
* Quer saber quem leva vantagem no confronto? Confira na Futpédia
* Curiosamente, o Botafogo nunca venceu o Figueirense no Rio pelo Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentaram apenas sete vezes no estado pela competição, com três empates (0 a 0, em 1979, no Maracanã; 1 a 1, em 2004, no Caio Martins; 1 a 1, em 2007, no Engenhão) e quatro derrotas do Alvinegro carioca (0 a 1, em 2005, no Luso-Brasileiro; 2 a 3, em 2006, no Maracanã; 1 a 3, em 2008, no Engenhão; 0 a 1, em 2011, no Engenhão).

* Botafogo e Figueirense reeditam uma das semifinais da Copa do Brasil de 2007. Em um confronto polêmico, a equipe catarinense eliminou o rival no critério de gols marcados como visitante. Em Florianópolis, o Figueirense venceu por 2 a 0, gols de Cleiton Xavier e Victor Simões. No Rio, o Botafogo venceu por 3 a 1, gols de Zé Roberto, André Lima e Vinícius (contra), marcando Cleiton Xavier para o Figueirense.
 
header último confronto v2

No dia 5 de novembro do ano passado, o Figueirense conseguiu uma vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo no Engenhão. O gol da vitória foi marcado aos cinco minutos do primeiro tempo pelo atacante Julio Cesar, que ainda defende o clube de Santa Catarina, mas não estará em campo neste sábado, cumprindo suspensão por ter levado o terceiro cartão amarelo.