Total de visualizações de página

Juninho e Alecsandro brilham, Vasco bate o Botafogo e dorme na liderança

Em clássico equilibrado no Engenhão, Seedorf vê time ser derrotado pela segunda vez seguida, após jogada de raça do maestro cruz-maltino no fim

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

No duelo dos maestros, aquele que suportou até o fim saiu vencedor. Em jogada de raça, Juninho Pernambucano deu assistência para Alecsandro marcar o único gol do clássico contra o Botafogo, aos 41 minutos do segundo tempo, e fez o Vasco dormir na quarta-feira na liderança do Campeonato Brasileiro. São 29 pontos contra 28 do Atlético-MG, que entra em campo nesta quinta para enfrentar o Santos no Independência.

Em sua segunda partida, o holandês Clarence Seedorf teve boa atuação, correu e participou mais do jogo do que na estreia, mas não foi capaz de se destacar e foi substituído aos 30 minutos do segundo tempo. O Botafogo estaciona por ora na oitava posição, com 17 pontos, e acumula quatro rodadas sem vencer na competição - e a segunda derrota seguida.

Após a partida, os torcedores vascaínos saudaram Juninho com a música que faz referência a ele e com os gritos de "é o nosso rei". O meia ficou em campo, voltado para a arquibancada do Engenhão, de braços abertos.

- Não tem preço. A gente não imagina que só vai atingir isso no finalzinho da carreira. Acho que é isso aí é que me motiva, lógico, para continuar jogando, continuar lutando - afirmou Juninho, que deu o passe para Alecsandro, artilheiro do campeonato, marcar seu oitavo gol.

Antônio Carlos, que no lance do gol abriu os braços depois que Juninho prendeu a bola com os dois pés, reconheceu sua falha.

- A culpa foi minha, eu saí jogando errado no primeiro lance - disse o zagueiro, que no campo de defesa deu um passe nos pés de Felipe.

O clássico teve público de 17.778 pagantes (21.812 presentes), com renda de R$ 489.125. No próximo sábado, pela 13ª rodada, o Vasco visita o Inter no Beira-Rio, às 18h30m, e o Botafogo recebe o Figueirense, às 21h.

Alecsandro, Vasco x Botafogo (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco) 
 
Alecsandro aponta para Juninho após marcar o gol da vitória (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)
 
Alternância e Vasco mais efetivo

Diante do panorama do início do jogo, era de se esperar que o Botafogo, aclamado pelo técnico cruz-maltino como um adversário de difícil encaixe para o Vasco, pudesse ser superior de novo, a exemplo dos outros dois encontros de 2012. Renato, na área, e Vitor Júnior, de longe, criaram as primeiras chances e inflamaram a torcida. Seedorf, que desta vez substituiu Fellype Gabriel, e não Andrezinho, posicionou-se à esquerda e recuado em relação à estreia, no domingo. Ajudou a reduzir os espaços de Juninho, Carlos Alberto e dos laterais. Assim, o adversário no início não mantinha a bola no campo de ataque.
Essa estrutura, porém, não durou muito mais do que dez minutos. A começar pelo alto, o Vasco começou a destruir o esquema de Oswaldo de Oliveira. De cabeça, Alecsandro parou em milagre de Jefferson, à queima-roupa, tentativa que se repetiria mais tarde, novamente sem sucesso, só que por cima da meta. Logo depois, Nilton acertou chute de longe de pé esquerdo, que também parou nas mãos do goleiro.

Assustado, o Botafogo perdeu o controle da partida, passou a errar passes antes mesmo de as jogadas chegarem a Vitor Júnior, Andrezinho e Elkeson, o trio avançado. Aos 14 minutos, veio o lance mais bonito da etapa: Carlos Alberto deixou Lucas e Márcio Azevedo no chão com um drible e acertou a trave. Neste momento, já havia a inversão dos números gerais - 54% a 46% em posse de bola. Era o Vasco que mandava. Ainda assim, os minutos seguintes foram de bola mais presa entre as intermediárias e pouca evolução e ritmo, deixando o duelo morno.

Para estender a lista de lances desperdiçados, Wendel concluiu torto, sozinho na área, após Juninho achar Carlos Alberto, e este lhe passar a bola. Ao apito final, a equipe cruz-maltina somava nove finalizações, contra duas do rival - que, por sua vez, até melhorou nos 15 minutos derradeiros, com Seedorf mais ousado, em busca de assistências. Nada que tirasse o sono do goleiro Fernando Prass, mero espectador em grande parte do tempo.

Pouco ritmo e decisão no fim

Na volta do intervalo, a única mudança ocorreu por ordem clínica e técnica. Saiu Lucas Zen, com cartão amarelo e dores no joelho esquerdo, para a entrada de Jadson. Mas o vascaíno Wendel logo pediu para ser substituído e deu lugar a Fellipe Bastos. Mas a alteração fundamental para o clássico foi a de postura do Botafogo, que se adiantou e tornou a equilibrar as ações no Engenhão.

No entanto, três das investidas acabaram em impedimento, provando a eficiência da linha de defesa do Vasco. O restante se limitou a cruzamentos afastados por Dedé e Douglas. Pela esquerda, Márcio Azevedo fez um pouco mais: arriscou direto, sem ângulo, e Prass afastou com os pés, aos 11 minutos. Do outro lado, Bastos obrigou Jefferson a espalmar uma bola no cantinho, e ainda houve reclamação de um suposto pênalti de Lucas em Carlos Alberto.

Aparentando cansaço, a equipe de São Januário recuou. Cristóvão agiu e fez duas trocas: Carlos Alberto por Felipe - pela qual foi chamado de burro pela torcida - e Eder Luis por Barbio. No embalo, aos 29 minutos, Oswaldo sacou Seedorf, que chegou a jogar com uma pequena badagem na cabeça após choque e, desta vez, já foi bem mais participativo, para lançar Fellype Gabriel.

O Botafogo, então, tentou estabelecer uma pressão, mas não era organizado o suficiente. Já o rival parecia não ter meio-campo com a nova formação, embora Auremir, em jogada individual, tenha deixado Alecsandro em boas condições na pequena área - o atacante não alcançou. O ritmo que a partida havia perdido, porém, foi reencontrado, com fortes emoções. Os goleiros entraram em ação em lançamentos no mano a mano com as defesas.

Até que, depois de erro na saída de bola de Antônio Carlos, Felipe tocou para Barbio, que passou rapidamente para Juninho na área. Mesmo caído, o ídolo vascaíno venceu os zagueiros e conseguiu passar a bola para Alecsandro, que, sozinho, concluiu com precisão, aos 41. No desespero do empate, o Botafogo partiu para cima e só teve um gol anulado, por impedimento, marcado pelo mesmo Antônio Carlos.