Total de visualizações de página

Bota x Flu tem rivalidade em alta, promessa de gols e boa fase em jogo

Com ataques poderosos e animados por vitórias importantes, times se encontram pela primeira vez após decisão do Campeonato Carioca

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Separados por três pontos na parte de cima da tabela de classificação, Botafogo e Fluminense se enfrentam às16h deste domingo, no Engenhão, com alguns ingredientes para esquentar o clássico. São donos de dois dos melhores ataques do Campeonato Brasileiro, vêm de vitórias importantes e se encontram pela primeira vez após a decisão do Carioca, em que os tricolores levaram a melhor.

Único invicto do nacional e com 15 gols em oito jogos, o Fluminense alcançou o segundo lugar sob a batuta de Deco. No entanto, o meia levou o terceiro cartão amarelo na vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo e dará lugar a Wagner.

O Botafogo, ainda sob a euforia pela contratação de Seedorf, conta com a boa fase de Elkeson, que foi improvisado no ataque nos últimos dois jogos e marcou três gols, dois deles nos 3 a 1 sobre o Corinthians na quarta-feira. O holandês, que fez seus primeiros treinos nessa semana, ainda não estará em campo no Engenhão. Com o melhor ataque do Brasileiro (20 gols), o Botafogo ultrapassará o adversário em caso de vitória.

A partida será transmitida para todo o Brasil no sistema pay-per-view, através do canal Premiere. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
 
header as escalações 2
Botafogo: apenas com o volante Marcelo Mattos ainda fora por lesão e com a volta de Vítor Júnior, que por questões contratuais não enfrentou o Corinthians, o técnico Oswaldo de Oliveira poderá usar seu time ideal no momento com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Andrezinho, Vítor Júnior e Fellype Gabriel; Elkeson.

Fluminense: Diego Cavalieri e Deco são desfalques e serão substituídos por Ricardo Berna e Wagner. Wellington Nem deu susto no treino, mas deve entrar em campo. Caso não jogue, dará lugar a Samuel. O Fluminense entra em campo com: Ricardo Berna, Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Jean, Wagner e Thiago Neves; Wellington Nem (Samuel) e Fred.


quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: apenas Marcelo Mattos, com uma lesão no púbis, desfalca o time, enquanto Seedorf e Rafael Marques ainda não foram regularizados.

Fluminense: Deco está suspenso após levar o terceiro cartão amarelo contra o Flamengo. Diego Cavalieri, com virose e problemas pessoais, também está fora do clássico, assim como Diguinho, ainda se recuperando de um entorse no tornozelo.
 
header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Botafogo:
Fábio Ferreira e Lucas Zen.
Fluminense: Carlinhos, Edinho e Jean.
 
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP) apita o jogo, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP). Wilson Seneme arbitrou cinco partidas no Brasileirão, marcou 183 faltas (média de 36,6 por jogo), aplicou 23 amarelos (média de 4,6 por jogo), nenhum vermelho e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 37,5 faltas, 4,7 amarelos e 0,2 vermelho. Neste campeonato, o árbitro apitou um jogo do Botafogo (vitória por 3 a 2 sobre o Coritiba, pela segunda rodada) e nenhum do Fluminense.


header fique de olho 2

Botafogo:
após marcar dois gols diante do Corinthians, Elkeson mostrou estar cada vez mais confortável na função de atacante isolado do Botafogo. Ele tem três gols no Brasileiro e está a um de empatar com Herrera, já fora do clube, na artilharia do time.

Fluminense: Wagner vai ganhar nova oportunidade entre os titulares com a suspensão de Deco. Ele chegou a ter uma sequência de jogos durante a lesão de Thiago Neves, mas não conseguiu se firmar.


header o que eles disseram

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Esta rodada é muito importante pela possibilidade de ficarmos à frente do Fluminense. No Brasileiro, isso acontece o tempo todo. A busca vai ser constante, mas não podemos perder a direção se não conseguirmos. Ainda há 30 jogos para disputar, e vitórias e derrotas vão acontecer. Devemos ser perseverantes para não nos afastarmos do que queremos."

Abel Braga, técnico do Fluminense: "O Botafogo vive um grande momento. Foram duas vitórias consecutivas, marcando três gols em cada uma. Será mais um grande confronto entre duas equipes que se conhecem muito bem. Tanto é que nem fiz mistério em relação ao time que vai jogar. Sai Deco, entra Wagner. Da mesma maneira que também sei o que o Oswaldo pode aprontar. Tem tudo para ser um clássico muito disputado."
header números e curiosidades
* O Botafogo não ganha do Fluminense há cinco jogos. A última vitória foi no dia 27 de agosto de 2011: 2 a 1 no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. Fred marcou para o Flu, e Elkeson e Lucas para o Botafogo.

* O Botafogo atuou 20 vezes neste ano no Engenhão: acumula dez vitórias, cinco empates e cinco derrotas, marcando 42 gols e sofrendo 24. O Fluminense tem 16 jogos no estádio, com oito vitórias, cinco empates e três derrotas.

* O primeiro confronto do Clássico Vovô foi disputado em 22 de outubro de 1905, em amistoso vencido pelo Flu por 6 a 0. Já a primeira partida oficial, válida pelo Campeonato Carioca, também foi vencida pelo Flu por 8 a 0, no dia 13 de maio de 1906. Essa é a maior goleada da história do clássico.

* A média de gols no confronto entre Botafogo e Fluminense pelo Campeonato Brasileiro é de 2,34 gols/jogo. Nos 38 jogos aconteceram 89 gols.
 
header último confronto v2
No dia 13 de maio deste ano, o Fluminense venceu o Botafogo por 1 a 0, sacramentando a conquista do Campeonato Carioca diante de mais de 25 mil pessoas no Engenhão. O atacante Rafael Moura marcou o gol da vitória do Tricolor, que havia vencido por 4 a 1 o primeiro jogo da decisão, abrindo grande vantagem na disputa.