Total de visualizações de página

Rivalidade regional é posta à prova no Torneio Rio-São Paulo

Competição começa nesta quinta-feira com oito times na disputa pelo título

Por Luna Vale Rio de Janeiro
 
O Torneio Rio-São Paulo de showbol tem início nesta quinta-feira cheio de novidades. Um pouco mais de um mês depois de disputarem o Campeonato Brasileiro, os times buscaram reforços para a competição regional. São oito equipes divididas em dois grupos. Os times jogam entre si em cada chave, passando para a semifinal os dois primeiros colocados de cada. No grupo A, estão Fluminense, São Paulo, Palmeiras e Vasco, enquanto o B tem Flamengo, Botafogo, Santos e Corinthians.
Nesta quinta-feira, o SporTV transmite ao vivo aos dois primeiros jogos do grupo A: às 20h, o Palmeiras enfrenta o Fluminense, e às 21h, o São Paulo encara o Vasco.

Montagem Showbol Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)Pedrinho, Djalminha, Gonçalves e Beto são as armas dos times do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
 
Entrosamento é a arma dos cariocas

Campeão brasileiro, o Vasco larga como favorito no Rio-São Paulo. Apesar de o técnico Wilsinho refutar o rótulo, o time da Colina é um forte candidato ao título, principalmente por contar com Pedrinho. O treinador elege Flamengo e São Paulo como os adversários mais difíceis, mas garante que o entrosamento de sua equipe vai pesar na hora das partidas.

Já o Flamengo conta com o talento de Djalminha para recuperar a hegemonia. Estrela da equipe na modalidade, o jogador acabou ofuscado pelo vascaíno Pedrinho no Campeonato Brasileiro, mas está disposto a recuperar a coroa na disputa regional. O time rubro-negro deve apresentar ainda dois novos reforços para disputar a competição. Um deles deve ser o atacante Sávio, que está em negociação para fazer parte da equipe.

O Botafogo aposta na melhora da pontaria para ficar com o título. Derrotado nos últimos torneios devido ao fraco poder de fogo, o time agora conta com o reforço de Bruno Carvalho, ex-Fluminense. Gonçalves, responsável pela montagem do time, ainda corre atrás de novos nomes e garante que este ano o Alvinegro chega mais forte na competição.

Logo na primeira fase da competição, o Fluminense encara os dois únicos times que o derrotaram no Brasileiro: Vasco e São Paulo. O Cruz-maltino derrotou o Tricolor na última rodada da primeira fase, tomando-lhe o primeiro lugar da chave. Mesmo assim, o time das Laranjeiras seguiu na competição, mas foi derrotado na semifinal pelo rival paulista. Comandado por Beto, o Tricolor conta com o bom entrosamento do time, que manteve a base do ano anterior, para conquistar o primeiro título na modalidade.

Paulistas apostam na força física do elenco


Montagem Showbol São Paulo (Foto: Divulgação)Euller, Robert, Dinei e Amoroso são as apostas dos times paulistas para o torneio (Foto: Divulgação)
 
Entre os paulistas, o São Paulo é cotado como o favorito. Vice-campeão brasileiro de showbol, o Tricolor aumentou sua força com a entrada de Juninho Paulista e Amoroso. Para o Rio-São Paulo, a grande novidade é o atacante Alex Dias, que deixou o Fluminense.

Já o Palmeiras conta com um reforço de peso para a competição. A equipe contratou Euller, jogador veloz, em boa forma, que pode desequilibrar nos momentos decisivos. O atleta pediu atenção do time por conta da correria do esporte e afirmou que não terá problemas para se adaptar à modalidade.

O Santos, por sua vez, acredita que a boa forma dos atletas da equipe pode fazer a diferença. Referência do timr, Robert garante que o Peixe está bem e muito focado. O grupo ainda não está fechado, mas ele afirma que o preparo físico de todo mundo está no ponto e será a maior virtude da equipe para esse torneio.

No Corinthians, a grande novidade fica por conta do retorno de Dinei, que não participou do último Brasileiro. Outro jogador que está de volta ao time é o zagueiro Henrique, afastado das competições de showbol desde o último ano. Fora as duas novidades, o Timão manterá a base do campeonato nacional, quando foi eliminado ainda na primeira fase.

Confira a tabela do Rio-São Paulo 2011:
20/10 (quinta-feira) - 21h - Porto Real (RJ) - Palmeiras x Fluminense
20/10 (quinta-feira) - 22h - Porto Real (RJ) - São Paulo x Vasco
22/10 (sábado) - 9h30min - Maricá (RJ) - Fluminense x São Paulo
22/10 (sábado) - 10h30min - Maricá (RJ) - Vasco x Palmeiras
23/10 (domingo) - 9h30min - Maricá (RJ) - São Paulo x Palmeiras
23/10 (domingo) - 10h30min - Maricá (RJ) - Vasco x Fluminense
24/10 (segunda-feira) - 18h30min - Porto Real (RJ) - Botafogo x Santos
24/10 (segunda-feira) - 19h30min - Porto Real (RJ) - Flamengo x Corinthians
25/10 (terça-feira) - 19h30m - Porto Real (RJ) - Botafogo x Corinthians
25/10 (terça-feira) - 20h30m - Porto Real (RJ) - Flamengo x Santos
27/10 (quinta-feira) - 19h - Porto Real (RJ) - Santos x Corinthians
27/10 (quinta-feira) - 20h - Porto Real (RJ) - Flamengo x Botafogo
29/10 (sábado) - 10h - Semifinal 1: Primeiro do grupo A x Segundo do grupo B
29/10 (sábado) - 11h - Semifinal 2: Primeiro do grupo B x Segundo do grupo A
30/10 (domingo) - 12h - Vencedor da semifinal 1 x Vencedor da semifinal 2