Botafogo e Atlético-GO tentam evitar novo tropeço no jogo de reencontro
No primeiro turno, empate foi ruim para o Alvinegro, que lutava pelo G-4, e para o Dragão, que queria sair da zona da degola. Contexto agora é outro
No último encontro entre Botafogo e Atlético-GO, o Alvinegro lutava para voltar ao G-4, dentro do Engenhão, e acabou apenas empatando. Agora, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, os times voltam a medir força, neste domingo, às 18h (de Brasília), no Serra Dourada. O pensamento do Alvinegro é o mesmo: apenas vencer, mas agora a luta é pelo título e um novo tropeço pode ser considerado fatal. O Dragão luta para manter sua evolução na competição.
A realidade das duas equipes é diferente. Com 45 pontos, o Botafogo ocupa a quarta colocação, com um jogo a menos. Já o Atlético-GO, com 35, aparece em 12º lugar, posição bem diferente daquele time que antes lutava para escapar da zona de rebaixamento.
Os dois clubes acabaram empatando na última rodada e esperam voltar a vencer. O caso do Botafogo foi ainda pior, já que jogava em casa contra o São Paulo, um concorrente direto, e levou o gol de empate no finzinho. Já o Atlético-GO pode considerar o empate com o Palmeiras como uma vitória, já que terminou o jogo com dois a menos, confirmando assim a força e a dedicação dos jogadores.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida, em Tempo Real, com vídeos. O SporTV exibe o jogo.
Atlético-GO: o empate heroico contra o Palmeiras na última rodada custou caro aos goianos. A superação em campo e o empate por 1 a 1 só foi considerado uma ‘vitória’ pelo Dragão porque Anderson e Vítor Júnior foram expulsos. Suspensos, eles serão substituídos por Paulo Henrique e Bida. Quem também cumpre suspensão é Agenor, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Para piorar o cenário rubro-negro, o atacante Juninho, com dores musculares, está fora da partida. O time: Márcio; Rafael Cruz, Leonardo, Paulo Henrique e Thiago Feltri; Pituca, Marino, Ernandes e Bida; Felipe e Anselmo..
Botafogo: depois de muito lutar contra lesões, suspensões e até convocações para Seleção, o técnico Caio Júnior terá a oportunidade de escalar o que tem de melhor neste domingo. Na quarta, contra o Santa Fé, pela Sul-Americana, o time principal foi poupado para não haver um grande desgaste - apenas Antônio Carlos e Loco Abreu foram escalado. O Bota deve entrar em campo contra o Dragão com: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson; Herrera e Loco Abreu.
Atlético-GO: Agenor, Anderson e Vitor Junior cumprem suspensão.
Atlético-GO: Agenor, Anderson e Vitor Junior cumprem suspensão.
Botafogo: .Não há atletas suspenso.
Atlético-GO: Adriano, Anselmo, Diogo Campos, Juninho, Pituca e Rafael Cruz.
Botafogo: Lucas, Renato, Somália e Thiago Galhardo.
Alicio Pena Junior (MG) apita a partida, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Janette Mara Arcanjo. Ao todo, Alicio Pena participou de nove jogos, aplicou 57 cartões amarelos (média de 6,3) e um vermelhos (média de 0,1), e marcou 276 faltas (média de 30,6) e nenhum pênalti no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,8 faltas por partida até o início da 27ª rodada. Destes amarelos, 21 foram para mandantes e 36 para visitantes. Entre os jogos de que participou, há um de cada equipe: São Paulo 2 x 2 Atlético-GO, pela 11ª rodada, e Grêmio 0 x 1 Botafogo, pela 25ª rodada.
Atlético-GO: o meia Bida retorna de suspensão e terá uma função diferente diante do Botafogo. Com a ausência de Vítor Júnior, Bida atuará mais adiantado e será o principal responsável pela armação das jogadas de ataque. Reconhecido por chutar bem de fora da área, o jogador terá uma boa oportunidade para tentar superar o goleiro Jefferson..
Atlético-GO: o meia Bida retorna de suspensão e terá uma função diferente diante do Botafogo. Com a ausência de Vítor Júnior, Bida atuará mais adiantado e será o principal responsável pela armação das jogadas de ataque. Reconhecido por chutar bem de fora da área, o jogador terá uma boa oportunidade para tentar superar o goleiro Jefferson..
Botafogo: após os inúmeros elogios pela sua bela atuação pela Seleção Brasileira no amistoso contra a Argentina, o lateral-esquerdo Cortês volta a vestir a camisa do Botafogo com ainda mais responsabilidade. Resta saber se ele vai manter o alto nível de atuação que vinha mantendo regularmente.
Hélio dos Anjos, técnico do Atlético-GO: “Será um jogo muito difícil, porém, precisamos impor nossa condição de jogo, já que vamos atuar em casa. O Botafogo é um time ofensivo, só que não é porque jogaremos em nosso estádio que vamos ceder espaço. Vamos jogar contra um postulante ao título, mas não existe equipe imbatível”.
Herrera, atacante do Botafogo: "Vamos com o grupo completo e sabemos que temos bons jogadores. Quem entrar fará de tudo para sairmos com a vitória. Estamos fazendo uma boa campanha e sabemos que precisamos de um bom resultado para continuar na briga pelo título".
*
*
* Como visitante, o Botafogo já fez 12 partidas neste Brasileiro. O time conseguiu 15 pontos - quatro vitórias, três empates e cinco derrotas. As vitórias foram sobre São Paulo, Cruzeiro, Fluminense e Grêmio. Os empates contra Ceará, Flamengo e Bahia. O Alvinegro perdeu para o Palmeiras, Atlético-PR, Figueirense, Internacional e Coritiba. O aproveitamento é de 41,6%
* O Atlético-GO não perde em casa há dois meses - seis jogos. Seu último fracasso no Serra Dourada foi o 3 a 0 diante do Atlético-PR, dia 4 de agosto. Nestes seis jogos de invencibilidade, a equipe venceu quatro - Santos, Grêmio, Coritiba e Atlético-MG - e empatou duas - Figueirense e Palmeiras.
* O Botafogo, que já sofreu 28 gols no Brasileiro, tem a terceira melhor defesa, ao lado do Vasco. O Glorioso está atrás apenas de Corinthians (26) e Palmeiras (25). O Dragão aparece logo após o Alvinegro carioca: sofreu 29 gols.
No dia 7 de julho, o Botafogo recebeu o Atlético-GO no Engenhão e não saiu nem um pouco feliz. Na ocasião, o Glorioso lutava para voltar ao G-4 enquanto o rival sonhava em sair da zona de rebaixamento. Herrera colocou o Alvinegro na frente do placar, mas Anselmo empatou, frustrando a torcida. Resultado final: 1 a 1.