Total de visualizações de página

Com a volta de Loco Abreu, Caio Júnior terá que rearrumar ataque

Maior dúvida é como encaixar Herrera no esquema com apenas um atacante

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
caio junior botafogo coletiva (Foto: Cezar Loureiro / O Globo) 
Caio estuda como armar o time
com Loco Abreu (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)
 
O fim da Copa América marca o início de uma nova organização ofensiva do Botafogo. Com o retorno de Loco Abreu da Argentina, onde foi disputado o torneio, o técnico Caio Júnior ganha, enfim, o homem acostumado a jogar como referência na área. Até então, quem vinha exercendo essa função era Herrera. E fica por conta do argentino a grande dúvida. O que será feito com ele para a entrada de Loco?

O mais provável é que Herrera passe a atuar no meio, pelo lado direito. Caio Júnior não parece disposto a abrir mão do esquema com dois volantes e três meias. Com o recuo do atacante, Maicosuel jogará pela esquerda e Elkeson mais pelo meio. Inclusive, na entrevista coletiva antes do jogo contra o Corinthians, o treinador deu pistas de que pensa nessa formação, ao explicar a opção por Caio.

- Escolhi o Caio para jogar na direita até para o Maicosuel e o Elkeson se acostumarem com as funções que vão fazer daqui para a frente com a volta do Loco – disse.

Em alguns treinos e nos jogos em que Alex entrou, Herrera já havia atuado nessa posição. Nessas ocasiões, Caio elogiou a movimentação do argentino e disse acreditar que o jogador poderia exercer bem essa função.

Se quiser jogar com a dupla “gringa”, Caio tem a opção também de mudar o esquema tático e armar o tradicional 4-4-2. Assim, o meio-campo seria formado por Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson. Contudo, é pouco provável que o treinador faça essa escolha, já que acredita que o 4-5-1 irá funcionar melhor com a entrada de Loco Abreu, um centroavante de origem.

Loco é esperado no início da semana em General Severiano. Entretanto, as chances do uruguaio enfrentar o Avaí são pequenas. Sem jogar desde o início da Copa América, Abreu está sem ritmo de jogo. A comissão técnica ainda vai avaliar as condições do jogador para saber quando ele irá estrear no Brasileirão 2011.