Total de visualizações de página

Armandão: Com direito a nota dez, Ronaldinho é o craque da 12ª rodada

Craque marcou três gols na virada do Fla sobre o Santos de Neymar, que também teve bela atuação. Lucas brilhou e manteve São Paulo em segundo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O futebol brasileiro em sua essência. Assim pode ser resumida a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputada neste meio de semana. Além de gols de placa de Lucas e Neymar, o espectadores e telespectadores foram brindados com uma exibição sensacional de Ronaldinho Gaúcho na virada épica do Flamengo sobre o Santos por 5 a 4, na Vila Belmiro. Com jogadas de plástica, três gols e uma assistência, o ídolo rubro-negro conquistou a primeira nota 10 na edição deste ano do Troféu Armando Nogueira e tornou-se o craque da rodada.

Mais novo candidato a gênio do nosso futebol, o jovem Neymar também atuou de forma memorável no confronto com o Flamengo. Seus dois belos gols coroaram o que foi a sua estreia no Brasileirão de 2011, já que havia sido poupado no início da competição devido à Libertadores e depois teve de integrar a Seleção Brasileira na Copa América. Lucas, outro menino prodígio, comandou o São Paulo na vitória por 4 a 3 sobre o Coritiba, na capital paranaense, e foi muito bem avaliado. O líder Corinthians tem novamente o volante Paulinho como seu representante na seleção do Armandão desta rodada.


Seleção da Rodada 12 (Foto: Globoesporte.com)Ronaldinho Gaúcho recebeu a primeira nota 10 deste Brasileirão (Foto: Globoesporte.com)
 
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM. Confira como ficou toda a seleção da 12ª rodada.

GOLEIRO
Em noite inspirada em São Januário, o goleiro Marcelo Lomba foi o grande responsável para que o Bahia não saísse derrotado pelo Vasco. O gol sofrido no último minuto não apagou o brilho de sua atuação. No meio de tantas defesas bonitas - seis no total -, a mais marcante foi num chutaço de Juninho Pernambucano de fora da área. Pelo conjunto da obra, o arqueiro do Bahia levou a nota 7,5. Na virada do Ceará por 2 a 1 sobre o Atlético-PR, Diego fez ótimas intervenções e garantiu o resultado. Apesar de ter tomado quatro gols, Felipe fez o seu melhor diante do Santos. E foi esperto ao defender a cobrança de pênalti de Elano. Júlio César, do Corinthians, merece o registro por fechar o gol no triunfo por 1 a 0 sobre o Internacional, jogo que abriu a rodada há duas semanas.

LATERAL-DIREITO
O Atlético-GO deixou a zona de rebaixamento neste meio de semana muito por conta da excelente atuação do lateral-direito Rafael Cruz. Foi dele a assistência para o primeiro gol de Felipe nos 2 a 0 do Dragão sobre o Cruzeiro. Além disso, quase deixou a sua marca num potente chute na trave e foi uma das principais peças ofensivas do único representante da Região Centro-Oeste na Série A. Merece a nota 7,5. Leonardo Moura (Flamengo) e Maranhão (Coritiba) tiveram atuação de destaque.

ZAGUEIROS

Firmeza na marcação a André Lima e oportunismo na área gremista foram as virtudes demonstradas por William Rocha no empate por 1 a 1 que o América-MG conseguiu no Olímpico, o que não é tarefa das mais fáceis. Coube ao zagueiro inaugurar o placar ao aproveitar de cabeça uma falta bem cobrada por Amaral. Diante das dificuldades do confronto, fez valer a nota 7. Com a mesma avaliação, Maurício Ramos forma a dupla de zaga da rodada. Além de brecar os ataques do Figueirense, foi dele o gol solitário do triunfo palmeirense em Florianópolis. Titi (Bahia), Mário Fernandes (Grêmio) e Leandro Castán (Corinthians) foram muito bem na rodada.

LATERAL-ESQUERDO

Com Bruno Cortês e Everton contundidos, Márcio Azevedo, enfim, vem aproveitando as suas chances com a camisa do Botafogo. Partiu dos pés dele a jogada que deu início à virada alvinegra contra o Avaí (2 a 1). O belo passe em lance próximo à linha de fundo deixou Maicosuel livre para marcar. O lateral-esquerdo recebeu nota 7 pela atuação convincente que teve no Engenhão. Ávine (Bahia), Gerley (Palmeiras) e Juan (São Paulo) são os companheiros de posição que também tiveram destaque neste meio de semana.

VOLANTES


Sinônimo de regularidade na excelente campanha do Corinthians neste começo de Brasileirão, o volante Paulinho novamente garantiu presença na seleção da rodada. Ele recebeu a nota 7,5 por ter sido decisivo ao oferecer de bandeja o passe para Willian marcar o único gol diante do Internacional, em jogo eletrizante no Pacaembu. Guiñazu, seu adversário deste confronto, obteve a mesma avaliação pela forte marcação imposta ao time corintiano. Com a garra argentina habitual, ele não fez a sua equipe pontuar, mas deve ser exaltado pelo espírito de luta. Carlinhos Paraíba (São Paulo) e Luiz Antonio (Flamengo) fizeram boas partidas.
 
MEIAS
A seleção da rodada tem como armadores dois excelentes jogadores que obtiveram a nota 8. O jovem Lucas tem sido um dos pilares do São Paulo nesta temporada e comprovou isso na expressiva vitória tricolor diante do Coritiba por 4 a 3. Com um golaço de cobertura e outras tantas jogadas de habilidade, a revelação são-paulina fez a diferença a favor do vice-líder da competição. Thiago Neves vem dividindo com Ronaldinho o papel de astro do Flamengo. Contra o Santos, o camisa 7 deixou a sua marca em um gol de cabeça e deu a assistência que fez com que o R10 sacramentasse o belo triunfo rubro-negro. Rafinha (Coritiba) e Rivaldo (São Paulo) brilharam em jogo que suas equipes duelaram no Couto Pereira.

ATACANTES

A dupla de ataque da 12ª rodada do Troféu Armando Nogueira é de dar inveja a qualquer clube do mundo. Com atuações que encantaram até os torcedores mais nostálgicos, Ronaldinho e Neymar protagonizaram um confronto memorável na Vila Belmiro, na Baixada Santista. Em sua melhor aparição desde que chegou ao Flamengo, o gaúcho desequilibrou com três gols e um passe para Deivid marcar. O auge de sua exibição foi o gol de falta por baixo da barreira, decisivo para a conquista da primeira nota 10 deste ano. Grande joia do futebol brasileiro na atualidade, Neymar competiu à altura com o antigo melhor do mundo. O craque do Peixe fez um golaço de placa, com direito a drible humilhante no experiente Ronaldo Angelim. Além disso, fez mais um bonito gol na etapa final e deu um passe de puro improviso para Borges empurrar para o fundo da rede. Tudo isso rendeu-lhe a nota 9,5. Felipe (Atlético-GO), Marcelo Nicácio (Ceará) e Borges (Santos) cumpriram muito bem seus papéis de goleadores. Cada um fez dois gols na rodada.