Atlético-PR vence a primeira no Brasileirão: 2 a 1 sobre o Botafogo
Com dois gols de El Morro, Furacão venceu na Arena da Baixada e respira um pouco mais aliviado no Brasileirão.
Depois de dez rodadas, o Atlético-PR enfim desencantou e venceu a primeira partida no Campeonato Brasileiro. O Furacão fez 2 a 1 sobre o Botafogo, na noite deste sábado, na Arena da Baixada, pela 11ª rodada. O atacante uruguaio Morro García marcou duas vezes, uma em cada tempo; Alex descontou para o time carioca aos 43 minutos do segundo tempo.
O Rubro-Negro, que já tinha feito bons jogos contra Internacional, Avaí e Vasco, conseguiu finalmente ser eficiente e contou com a sorte, como no chute de Alexandre Oliveira, que acertou o travessão. O Botafogo, por sua vez, chega a quarta partida sem vitória. O time carioca pressionou o Atlético-PR e esteve próximo do gol de empate, mas desperdiçou as chances que teve.
Com o resultado, o Rubro-Negro chega aos cinco pontos, mas permanece na lanterna. Já o Botafogo segue com 16 pontos, na sétima posição - pode cair com o complemento da rodada. Na próxima rodada, o Atlético visita o Ceará, às 21h (horário de Brasília) de quinta-feira, no Estádio Presidente Vargas. Um dia antes, às 19h30m, o Botafogo recebe o Avaí no Engenhão.
Autor de dois gols, El Morro comemorou muito a quebra do jejum (Foto: Franklin de Freitas / Agência Estado)
Primeiro tempo equilibrado
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio. O Botafogo tentava atacar pelos lados, principalmente pela direita, com Elkeson. O Furacão chegava pouco ao ataque. Com Madson e Marcinho no meio-campo e Morro isolado na frente, a equipe de Renato Gaúcho abusava dos chutes de longa distância. O baixinho e Fabrício bateram para fora; Cleber Santana e Edílson exigiram boas defesas do goleiro Jefferson.
Kleberson, peça apagada nos primeiros minutos, avançou e tornou-se importante arma para o Atlético-PR. Em uma jogada do Xaropinho, Morro García recebeu, fez o giro e colocou o Furacão em vantagem. O próprio uruguaio teve chance para ampliar logo na sequência, mas acertou a trave.
Jogo lá e cá
O segundo tempo foi ainda mais movimentado. O Atlético-PR tentava garantir a vitória o quanto antes; o Botafogo tentava, pelo menos, empatar. Mas Morro apareceu outra vez. Num cruzamento de Marcinho, o camisa 20 subiu dividindo com Jefferson e fez 2 a 0.
O Botafogo partiu para o tudo ou nada. A equipe de Caio Júnior abusava dos cruzamentos e tabelas pelo meio, sem sucesso. Perto do fim, Alex fez jogada individual pela direita e bateu cruzado, sem chance para o goleiro Renan Rocha. Os últimos minutos foram de total pressão carioca.
O Rubro-Negro tentava matar o jogo no contra-ataque. Em um deles, Branquinho sairia na cara do gol, mas sofreu falta. Já no fim, Marcelo Mattos recebeu o cartão vermelho direto por falta em Branquinho. Fim de jogo e festa da torcida atleticana na primeira Brasileirão 2011.
Renan Rocha; Edílson, Gustavo, Fabrício e Paulinho; Deivid, Cleber Santana, Kleberson (Fransérgio), Marcinho (Branquinho) e Madson; Morro García (Edigar). | Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Felipe Menezes); Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicosuel; Léo (Somália) e Alexandre Oliveira (Alex). |
Técnico: Renato Gaúcho | Técnico: Caio Jr |
Gols: El Morro Garcia (Atlético-PR), aos 39 minutos do primeiro tempo e aos 28 minutos do segundo tempo. Alexander (Botafogo) aos 43 do segundo tempo | |
Cartões Amarelos: Gustavo Araújo, Deivid e Fransérgio(Atlético-PR), Antônio Carlos e Márcio Azevedo (Botafogo) Cartão Vermelho: Marcelo Mattos (Botafogo) | |
Data: 23/07/2011 Local: Estádio Arena da Baixada | |
Público pagante: 12. 714 mil Renda: R$ 206.510 mil | |
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (SP), auxiliado por Fabio Pereira(TO) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP) |