Total de visualizações de página

'Rei do Rio', Joel Santana tem o pedido atendido e vai para a Calçada da Fama

Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer vai criar espaço para treinadores com história no Maracanã, e técnico alvinegro deve inaugurá-lo

Márcio Mará
Rio de Janeiro


Joel curte o 'reinado' e a reverência do ex-presidente alvinegro Carlos Augusto Montenegro

Joel Santana ganhou agora mais um motivo para se considerar o "Rei do Rio". Foi só demonstrar o desejo de pôr os pés na Calçada da Fama do Maracanã que a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer disse "sim" para realizar o sonho. Será criado também o espaço para treinadores que fizeram história no estádio, e o técnico sete vezes campeão carioca deve dar a "pisada inicial" na semana de comemoração dos 60 anos do Mario Filho, a serem completados dia 16 de junho.

A Calçada da Fama existente, inaugurada em 2000, na celebração do cinquentenário do Maracanã, destina-se apenas aos grandes jogadores com passagens que ficaram na memória dos torcedores. De lá para cá, 100 ídolos tiveram pés (ou mãos, no caso dos goleiros) marcados no estádio. Zagallo, Evaristo, Telê, Didi, Carpegiani e Carlos Alberto Torres são alguns dos homenageados, mas como grandes jogadores, e não treinadores. A ideia agora é ter a Calçada da Fama dos técnicos.

- Joel é um técnico gabaritado e reconhecido, inclusive, internacionalmente. Ele contribuiu, e muito, com a história desse estádio, e nada mais justo que integre esta nova Calçada da Fama - afirmou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, através de e-mail.

Na verdade, será feito ainda um estudo para decidir como será o espaço para os treinadores, que ficará perto da Calçada da Fama dos jogadores. No último domingo, Joel não escondeu o desejo de ser eternizado no estádio em que deu alegrias às quatro grandes torcidas dos clubes cariocas.

- Acho que passou da hora para eu ser homenageado na Calçada da Fama. Esse estádio precisava da minha marca porque eu cheguei a conquistar oito títulos nesse local. Tenho história e acho que estou merecendo - afirmou, logo após ganhar, sobre o Flamengo, o seu sétimo título carioca (no de 1987, no Vasco, que ele pleiteia como o oitavo, Joel deixou a campanha no fim e foi substituído por Sebastião Lazaroni).

Além dos títulos estaduais pelo Botafogo em 1997 e 2010, o treinador foi campeão carioca pelo Vasco (1992 e 1993), Fluminense (1995) e Flamengo (1996 e 2008). Joel ainda foi campeão brasileiro pelo Vasco, em 2000.

Essa também foi a terceira vez que o técnico levou um título estadual por antecipação, repetindo 1992 e 1996, quando Vasco e Flamengo ganharam a Taça Guanabara e a Taça Rio. Joel conquistou também os dois turnos em 1997, pelo Botafogo, mas no regulamento daquele ano havia a obrigatoriedade de uma finalíssima - no caso, contra o Vasco, e vencida mais uma vez pelo atual comandante alvinegro.


A lista dos 100 jogadores na Calçada da Fama

Ademir da Guia, Ademir Menezes, Adílio, Alex Kamianecky, Almir Pernambuquinho, Altair, Amarildo, Andrade, Assis, Barbosa, Bebeto, Bellini, Branco, Brito, Carlos Alberto Torres, Carpegiani, Castilho, Cláudio Adão, Coutinho ,Danilo Alvim, Dario, Dequinha, Dida, Didi, Dirceu Lopes, Djalma Santos, Dunga, Edinho, Edmundo, Edu Antunes, Elias Figueroa, Eusébio, Evaristo, Falcão, Félix, Franz Beckenbauer, Friaça, Garrincha, Geovani, Gerson, Ghiggia, Gilmar, Ipojucan, Jair Rosa Pinto, Jairzinho, Joel Martins, Jorginho, Julinho, Junior, Kaká, Leandro, Leão, Luís Pereira, Luisinho Lemos, Manga, Marco Antonio Feliciano, Marinho, Marinho Chagas, Marta, Mendonça, Nilton Santos, Orlando Peçanha, Pampolini, Paulo Borges, Paulo Cesar Lima, Paulo Henrique, Paulo Vitor, Pelé, Pepe, Petkovic, Pinga, Pinheiro, Quarentinha, Raul Plassmann, Reinaldo, Renato Gaúcho, Rivelino, Roberto Dinamite, Roberto Miranda, Romário, Romerito, Ronaldo Nazário, Rondinelli, Rubens, Samarone, Sebastião Leônidas, Silva Batuta, Sócrates, Telê Santana, Tita, Tostão, Vavá, Waldo, Washington, Zagallo, Zico, Zinho, Zito, Zizinho, Zózimo.