Total de visualizações de página

No embalo do xodó Caio, Botafogo pega o Resende em busca de vaga na semifinal

Jovem atacante substitui Herrera no dia em que time precisa apenas do empate para se garantir na próxima fase da Taça GB

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro



No dia 1º de março de 2009, o Botafogo venceu por 3 a 0 o Resende na decisão da Taça Guanabara. Quase um ano depois, o Alvinegro reencontra o adversário, mas num confronto sem o mesmo significado. A equipe de Joel Santana depende apenas de um empate na partida deste domingo, no Engenhão, para garantir presença na semifinal do primeiro turno do Campeonato Carioca. O canal PFC 3 transmite o confronto ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 17h (de Brasília).

Um ponto é suficiente para que o Botafogo siga na luta para conquistar o bicampeonato da Taça Guanabara, mas até mesmo a derrota pode servir. Para isso, basta que o Madureira – terceiro colocado do Grupo B, com 12 pontos – não vença o Vasco, já garantido como líder. O Alvinegro atualmente o segundo lugar, com 15 pontos, mas se depender da ambição de Joel Santana, a equipe entrará em campo neste domingo com o espírito de uma nova decisão contra o Resende.

- Este é o jogo que vai consolidar nossa classificação. Viemos de uma boa vitória, mas ainda não estamos garantidos. É preciso estar alerta, e o grupo tem consciência disso - afirmou o técnico.

Prova da seriedade do Botafogo em relação ao jogo é que estão escalados os únicos dois jogadores pendurados: Marcelo Cordeiro e Lucio Flavio. Joel Santana, entretanto, deixou claro que, caso haja em São Januário um placar favorável ao Vasco, ele serão substituídos para que estejam garantidos em campo na próxima fase.

A grande expectativa do Engenhão, entretanto, estará na estreia de Caio como titular. O atacante de 19 anos vem fazendo a diferença saindo do banco de reservas, mas neste domingo terá a primeira oportunidade de começar uma partida. Ele entra no lugar de Herrera, que assim como o zagueiro Antônio Carlos, cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

O técnico Joel Santana não esconde que Caio é realmente uma grande esperança. Mas faz questão de frear qualquer expectativa excessiva em torno do atacante, que buscar se firmar entre os titulares do Botafogo.

- O Caio é o meu coringa. E na maioria das vezes o coringa não começa uma partida, mas resolve. E ele tem sido assim - lembrou o treinador.

Resende tem desfalques, mas promete muita marcação

Marcelo Buarque, técnico do Resende, colocará em campo uma formação desfigurada, já que os zagueiros Eduardo Teles e Naílton, além do volante Vinícius cumprem suspensão. Com isso, o treinador decidiu mudar o esquema de jogo, deixando e 3-5-2 e optando pelo 4-4-2. O meio-campo Márcio Gomes retorna ao time, após suspensão na derrota por 1 a 0 para o Vasco, na última quinta-feira. O comandante, entretanto, deixou claro que os problemas não serão sinônimo de uma equipe menos competitiva neste domingo, embora não haja mais aspirações na Taça Guanabara.

- Tivemos muitos problemas para montar a equipe, mas esperamos manter a força da nossa marcação contra o Botafogo. Será uma partida muito complicada, mas os jogadores estão motivados e dispostos a honrar a camisa do Resende, como fizeram contra o Vasco - destacou Marcelo Buarque.


Ficha técnica:


BOTAFOGO RESENDE

Jefferson, Fábio Ferreira, Fahel e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Caio e Loco Abreu. Cléber, Bruno Leite, Breno, Márcio Cleick e Felipinho; Márcio Gomes, Léo Silva, Beto e Hiroshi; Elias e Fabiano.

Técnico: Joel Santana. Técnico: Marcelo Buarque.

Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 07/02/2010. Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca. Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés e Luiz Antônio Muniz de Oliveira.

Transmissão: O PFC 3, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.

Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 17h (de Brasília).