Joel conversa com seus comandados, para colocar ordem (Crédito: Ricardo Cassiano)
LANCEPRESS!
No futebol, existem aqueles que acreditam ser o ataque a melhor defesa. Joel Santana pensa o inverso. Para o treinador alvinegro, a defesa é o melhor ataque. Pelo menos foi isso que mostrou no treino de segunda-feira, no Engenhão. Em pouco mais de uma hora de trabalho, ele comandou um puxado treino tático, sob forte calor. Mais da metade desse tempo foi dedicado ao sistema defensivo. Prova de que o setor receberá atenção especial.
Durante a movimentação, por diversas vezes Joel parou o treino para orientar os jogadores de defesa. O volante Eduardo foi um dos mais cobrados pelo treinador.
– A bola está com ele e você está aonde? Você tem que estar aqui – esbravejou o técnico, apontando para o posicionamento correto.
Não deve ter sido difícil para o treinador identificar o problema do Glorioso neste início de temporada. Das cinco partidas disputadas até agora na Taça Guanabara, a defesa conseguiu sair invicta em apenas uma. Os próprios jogadores admitem que a cobrança de Joel Santana ao setor defensivo está sendo grande, mas é justificável.
– O professor sempre diz que, se não der na técnica, tem que dar na vontade. Espero que, na técnica ou na vontade, dê tudo certo para a gente – explicou Fábio Ferreira.
Depois de treinar o posicionamento do sistema defensivo, Joel começou a aprimorar a marcação a partir do ataque. Quando perdiam a bola, o comandante cobrava insistentemente de Loco Abreu e Herrera pressão sobre os zagueiros. A tática se mostrou eficiente.
– Minha função é marcar. É dessa forma que gosto de jogar. Concordo com o Joel. Quem marca, tem mais condições de vencer as partidas. Se a marcação começar no Loco Abreu, fica mais fácil para o trabalho da defesa – finalizou Leandro Guerreiro.