Boavista, Resende e Madureira não têm estádios com iluminação e podem não ter mais o direito de exercer o mando de campo na Taça Rio
Thiago Lavinas
Rio de Janeiro
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira que vai mudar os horários dos jogos do Segundo Turno do Campeonato Carioca devido a liminar obtida pelo Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio de Janeiro (Saferj), que proíbe a realização de jogos entre 10h e 17h. Além disso, vai criar uma comissão para estudar a saúde do atleta e ter reuniões com os médicos dos clubes para se discutir o problema. A final da Taça Guanabara, no dia 21 de fevereiro, está marcada para as 17h, no Maracanã.
Três clubes da Primeira Divisão podem se considerar prejudicados com as mudanças: Boavista, Resende e Madureira. Os estádios destes clubes não têm iluminação e não vão poder mais receber jogos durante o segundo turno do Campeonato Carioca. O presidente Rubens Lopes marcou uma reunião entre todos os participantes para a próxima quinta-feira para encontrar uma solução entre os clubes para este problema.
- Os clubes precisam se entender e se manifestar sobre a possibilidade dos jogos saírem desses três estádios. Tirar o mando de campo gera um prejuízo técnico para os três clubes e também um ônus financeiro - disse Rubinho.
Se não acontecer um acordo entre os clubes, a Federação estuda negociar com a Justiça para que as partidas sejam realizadas a partir das 16h. Isso porque o horário de verão termina no próximo dia 20 de fevereiro.
- O que são 17h agora a partir do dia 20 de fevereiro significa 16h com o fim do horário de verão. Então se o juiz entende que hoje não se pode realizar partidas antes das 17h, acho que com o fim do horário de verão isso mudaria para as 16h. De qualquer forma, a ideia é aceitar e manter todos os jogos para depois das 17h - explicou Rubinho, que não sabe se teria sucesso na ação.
- Os clubes precisam entender que foi algo que surgiu e foge do nosso controle - completou.
A Ferj também anunciou que fez um acordo com o Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio de Janeiro e que em 2011 todos os jogos vão ser marcados para após as 17h.
- No ano que vem todos os jogos durante o verão serão após as 17h e o clube que não tiver um estádio com iluminação vai ser obrigado a jogar em outro estádio. Eles têm um ano para resolver o problema em seus estádios - anunciou Rubens Lopes.
Segunda Divisão é adiada e não tem previsão para acontecer
A Segunda Divisão do Campeonato Carioca, prevista para começar no dia 20 de fevereiro, vai ser adiada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. E ainda não há previsão para uma nova data para ser disputada a competição.
No total, 18 clubes estavam treinando para participar do campeonato: Angra dos Reis, Artsul, Portuguesa, Cabofriense, Bonsucesso, Ceres, CFZ, Fênix, Goytacaz, Itaperuna, Mesquita, Nova Iguaçu, Profute, Quissamã, Rio das Ostras, Sampaio Corrêa, São Cristóvão e Sendas.
As partidas de juniores, que eram disputadas nas preliminares dos jogos profissionais, estão adiadas. Agora elas serão em dias diferentes também após as 17h. Já a terceira divisão, prevista para começar em março, também deve ser disputada posteriormente. A liminar vale até o dia 2 de maio.
- É importante entender o momento. Não vejo como uma imposição. Acho que serve mais como uma reflexão. Quem comanda o futebol carioca entendeu o que aconteceu e não estamos em conflito. Queremos prevenir qualquer problema com a saúde dos atletas.