GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Palco de maior parte das conquistas do Botafogo, o Maracanã é, desde 2007, casa de seus adversários. Desde que assumiu o controle do Engenhão, são cada vez menos frequentes as atuações do Alvinegro no Maior do Mundo. No entanto, o reencontro acontecerá nesta quinta-feira, no duelo contra o Madureira, pelo Campeonato Carioca, que marca o retorno ao estádio após quase sete meses.
A última partida do Botafogo no Maracanã aconteceu no dia 19 de julho de 2009, quando a equipe empatou em 2 a 2 com o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro (confira os gols no vídeo ao lado). Desde então, o time disputou 21 partidas no Engenhão, com 11 vitórias, quatro empates e seis derrotas. Desde 2008 o Alvinegro decidiu mandar os clássicos regionais em seu estádio, a não ser em semifinais ou finais do Campeonato Carioca, quando o Maracanã é, pelo regulamento, palco obrigatório das disputas.
Para Leandro Guerreiro, a volta ao Maracanã acontece em boa hora. No momento em que a equipe vive dificuldades e terá nesta quinta-feira um confronto direto na luta por uma vaga na fase decisiva da Taça Guanabara, o volante acredita que o grupo poderá tirar vantagem de nesse no estádio.
- Gosto muito de jogar no Maracanã. O gramado é maior e está melhor do que o do Engenhão, por exemplo. É um estádio que tem história, e espero que lá encontremos o nosso melhor futebol - disse.
Foi no Maracanã que o Botafogo conquistou seu último título – o do Carioca de 2006. No Estadual de 1997, o Alvinegro venceu o Vasco na final tendo Joel Santana, seu atual treinador, como comandante na ocasião.