O Globo
RIO - O futebol do Rio de Janeiro, tão combalido e criticado nos últimos anos, tem a chance de, no domingo que vem, conquistar um fim de temporada de sonho. Com o Flamengo campeão e Botafogo e Fluminense livres do rebaixamento. Dentro das circunstâncias, que recentemente apontavam chance de mais 90% de um time da cidade descer para a segunda divisão, será mesmo um encerramento apoteótico para 2009.
Para o final feliz do ano no futebol carioca (que inclui ainda o Vasco, campeão da Série B, e o América, de volta à elite do Campeonato Estadual) ser completo, bastam três vitórias. Flamengo, Fluminense e Botafogo precisam apenas vencer seus jogos na última rodada do Brasileirão para não depender de ninguém e sorrir de felicidade e alívio. No caso do Flu, um empate já é suficiente. Os adversários são, respectivamente, Grêmio (Maracanã), Coritiba (Couto Pereira) e Palmeiras (Engenhão).
Vote aqui sobre o que vai acontecer com os três cariocas: qual será o destino deles na última rodada?
Flamengo e Fluminense chegam ao fim de ano em alto astral. Ambos dando demonstrações. Ambos chegam à última rodada com objetivos diametralmente distintos, mas cheios de coincidências a unir campanhas espetaculares de recuperação no segundo turno, a começar pelo local da virada: foi no Mineirão, contra Cruzeiro e Atlético-MG, respectivamente, que tricolores e rubro-negros deram passos decisivos para fugir do rebaixamento e brigar pelo título:
- As vitórias do Fluminense sobre o Cruzeiro (dia 1/11, 33rodada) e do Flamengo sobre o Atlético-MG (8/11, 34 rodada) foram as mais espetaculares do Brasileiro. Foi ali também que os mineiros deram adeus às chances de Libertadores e título - afirma o matemático Tristão Garcia.
Invencibilidades de dez jogos entre as coincidências
As arrancadas tiveram início em rodadas diferentes, mas guardam semelhanças a partir do momento que começaram. Durante todo o Brasileiro, o Flamengo não conseguiu mais do que três vitórias consecutivas. A goleada sobre o Vitória foi a sexta do Fluminense. Os rubro-negros estão no caminho rumo ao título, que pode se confirmar no domingo, com uma série de dez jogos de invencibilidade, logo após a derrota para o Avaí, em Florianópolis. Até o triunfo sobre o Corinthians, no Brinco de Ouro, o time disputou 16 partidas, venceu 11, empatou quatro e perdeu apenas uma, para o Barueri. Os tricolores demoraram a engrenar na competição, tanto que, quando a bola rolar contra o Coritiba, na capital paranaense, terão 29% de chances de cair para a Segundona, mas é graças a uma invencibilidade também de dez partidas que jogam por um empate no Couto Pereira:
- Há nove rodadas, o Fluminense tinha 22 pontos. De lá para cá, tirou nove de desvantagem em relação ao Botafogo e treze sobre o Coritiba. No período, somou 23, média de 2,6 por jogo, algo que ninguém fez no campeonato - explica Tristão.
O Botafogo tem sido irregular. As três rodadas anteriores mostram bem isso: o mesmo time que teve atuação apática diante do Barueri, na derrota por 3 a 0, foi valente e se impôs ao então líder São Paulo, na vitória por 3 a 2. Depois, contra o Atlético-PR, nova exibição apagada e derrota por 2 a 0. Contra o Palmeiras - que briga pelo título e pela vaga na Libertadores - será tudo ou nada. Ou o clube escapa e respira aliviado neste fim de ano ou viverá de novo o pesadelo do rebaixamento.
Veja as possibilidades de cada um:
FLAMENGO - Está garantido na Libertadores de 2010. Para ser campeão brasileiro de 2009, basta vencer o Grêmio. Se empatar, tem que torcer para que Inter, Palmeiras e São Paulo não ganhem seus jogos.
FLUMINENSE - Para não ser rebaixado, tem que empatar ou ganhar do Coritiba, adversário direto na briga para não cair. Se perder, tem que torcer para o Botafogo não ganhar do Palmeiras.
BOTAFOGO - Tem que derrotar o Palmeiras para evitar o rebaixamento. Se empatar tem que torcer pelo Flu contra o Coritiba. Em caso de derrota, cai para a segunda divisão.