Total de visualizações de página

Com humildade e para evitar 'mesmice', Botafogo adota esquema mutante


Jogadores destacam importância de, no momento de dificuldades, equipe atuar de acordo com as características de cada adversário

Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro

Com dificuldades em vencer fora de casa e uma série de tropeços no Engenhão, o Botafogo está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Para buscar a reação, a diretoria mudou de treinador, mas dentro de campo, chegou a hora de o Alvinegro se reinventar. Por isso, existe a certeza de que, neste momento, o melhor é que o time adote diferentes formações táticas, de acordo com seus adversários.

A prova de que este pensamento pode ser eficiente aconteceu no empate em 3 a 3 com o Corinthians, no último domingo (assista aos gols no vídeo ao lado). Para conter Jorge Henrique, Dentinho e Henrique, o técnico Estevam Soares abandonou o esquema de três zagueiros e optou por uma linha de quatro defensores. A atitude foi aprovada pelos jogadores. Leandro Guerreiro lembra que esta é a melhor maneira de o Botafogo consertar suas principais falhas.

- Mudar o esquema de acordo com o adversário é importante. Pela situação que estamos vivendo atualmente, nosso principal objetivo precisa ser não levar gols. O Estevam foi feliz em mudar nossa formação contra o Corinthians - observou.

Consciente de que vive situação difícil na competição, o Botafogo deve enfrentar mudanças até mesmo quando jogar em casa, já que terá pela frente equipes superiores tecnicamente e que vivem melhor momento no Brasileiro, como Cruzeiro e Grêmio, os próximos compromissos. Lucio Flavio ressalta que as mudanças são benéficas porque evitam a previsibilidade.

- São coisas que fogem da mesmice. É uma questão de mudar para que o adversário também tenha dúvidas. O Botafogo precisa estar preparado para atuar em diferentes formações, pois isso permite que haja surpresas até durante as partidas.