Numerologia e cartas de tarô apontam Flamengo e Botafogo como os destaques do Rio para a próxima temporada
João Gabriel Rodrigues
Rio de Janeiro
Sem um título de importância desde a conquista da Copa do Brasil pelo Fluminense em 2007, e vendo os clubes paulistas e gaúchos dominarem o cenário nacional nos últimos anos, os times do Rio de Janeiro esperam uma volta por cima em 2009.
Mas, se depender das previsões, o torcedor vai enfrentar mais uma temporada de pouco brilho e sem títulos. De acordo com o numerólogo Bosco Viegas e a taróloga Adriana Kastrup, não vai ser agora que Botafogo, Flamengo, Vasco e o Tricolor vão recuperar o prestígio de outrora.
Adriana Kastrup aposta em Bota e Fla como os destaques do Rio em 2009, enquanto Bosco acredita que o Vasco dará a volta por cima na Série B e encerrará o ano com moral para a temporada 2010.
- No futebol carioca, eu gostei mais dos jogos de Botafogo e Flamengo. O Flamengo tem um jogo de melhor rendimento, mas o Botafogo tem um jogo mais fácil, mais leve. As coisas vão andar redondas, o que se propuserem a fazer, farão. Não sei se vão ganhar, mas dos times, são o que mais vão render.
Botafogo
Tanto os números quanto as cartas de tarô apontam uma boa temporada para o time de General Severiano. A chegada de novos nomes e a troca de diretoria devem fazer bem ao Alvinegro, que, segundo as previsões, voltará a fazer bons jogos e terá o apoio total da torcida, ao contrário de 2008, quando teve uma série de atritos no decorrer do ano. Para Adriana, o Botafogo vai ser a principal surpresa de 2009, embora ainda esteja longe das conquistas.
Agência/Estado
Técnico Ney Franco tenta seu primeiro título no comando do time do Botafogo em 2009 -
Eu acho que o Botafogo, com esse jogo, começa meio mambembe, mas vai engrenando.
Não vejo o time pagando mico durante o ano. Pelo contrário, está simpático para o Estadual. Não é um jogo pra primeiro lugar, mas é para uma boa colocação. Pode ir até para a final. Mas, se chegar lá, perde. Não leva nada no Brasileiro, mas também não cai. Fica do meio para cima.
Além disso, vai ter um desempenho muito parecido no Carioca e na Sul-Americana. Bom, mas é insuficiente para o primeiro lugar. Vai ser um ano bom para o Botafogo. Parece que a diretoria vai dar um jeito nessa história, vai cair na simpatia das pessoas.
É um jogo para reconquistar a torcida. Na Copa do Brasil, o Botafogo vai bem. Não é um jogo para vencer, mas é muito simpático. Pode ir além do que as pessoas estão esperando. É como se satisfizesse as expectativas.
Bosco vai além e vê um ano ainda melhor nos números do que nas cartas. O numerólogo aposta na renovação do elenco e garante que a nova diretoria vai ter sucesso no clube.
- O Botafogo está com um número maravilhoso esse ano. Eu acho que o clube vai botar para quebrar. Vai entrar gente nova, principalmente, jovens. Vai haver essa tentativa da diretoria de harmonizar o clube. Então, vem com muita força. O ano vai ser ótimo para o Botafogo.
Flamengo
Ao fazer as previsões para o Rubro-Negro em 2009, Bosco viu muitas coincidências com o jogo do Fluminense. Ele aposta até em uma união entre os clubes no decorrer do ano, o que aumentaria a força dos dois para a disputa dos campeonatos. Ele, porém, acredita que o Flamengo virá ainda mais forte que o Tricolor.
Fernando Maia/AGÊNCIA O GLOBO
Marcelinho Paraíba e Ibson são dois grandes destaques do elenco do Flamengo em 2009 - O Flamengo vem muito forte para este ano. O próprio nome do clube vem de flama, de fogo. O que faz com que o clube venha muito energizado para o ano, porque quem vai entrar vai ser Júpiter com Marte. Então, quem estiver com alguma coisa ligada ao fogo, vai entrar com muita força.
Adriana Kastrup vê nas cartas de tarô um ano um pouco mais complicado, embora também aposte na força do clube rubro-negro em 2009. Ela acredita que alguns problemas em determinadas competições vão atrapalhar os planos do Flamengo. Apesar disso, garante que pelo menos um título vai para o clube.
- O jogo do Flamengo está maravilhoso. Pelo menos um título ele leva. Tem tudo para levar o Carioca. Se não levar, vai para a final. Mas, se for para a final, é uma combinação difícil, pode ter gol contra, confusão. Vai ser um jogo que tem tudo para ganhar, mas não vai ser fácil.
Nas outras competições, ela aposta em problemas para o Rubro-Negro.
- Na Copa do Brasil, não leva. Está com cara de fazer bons jogos, mas de não ser nada fácil, de ser a custa de muito esforço, muita confusão. Não vai fluir muito bem para o Flamengo. No Brasileiro, não leva. Fica do meio para cima, mas sem chances de título. É um jogo meio travado. Pode ganhar algumas partidas, mas perde ou empata muitas outras. Os jogadores não rendem. Não vai ser ruim, mas duvido que leve. Na Sul-Americana, não vai fazer nada. Até pode ter uma classificação decente, mas não achei um bom jogo. Talvez não faça feio, mas dá uma sensação de passar batido.
Fluminense
Após um ano de 2008 em que foi do céu ao inferno com a perda do título da Libertadores e a luta para não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, o torcedor pode esperar um ano tranqüilo para o time das Laranjeiras. Embora não deva brigar por títulos, segundo a numerologia e as previsões, o Tricolor virá forte.
Agência/Photocâmera
Luiz Alberto é um dos remanescentes do time do Flu que sofreu na temporada passada - O desempenho do Fluminense não está mal não, está bom o jogo. Vai ser um ano melhor que 2008. É um jogo para render, mas não para ganhar alguma coisa. No Campeonato Carioca, o Fluminense vai bem, mas não leva. A mesma coisa com o Brasileiro. Mas na Sul-Americana, o jogo vai pior. Pode sair mal-classificado, ter problemas. Não está bom. Na Copa do Brasil, o time vai direito, mas nada demais, sem muito brilho - afirma a taróloga Adriana Kastrup.
Já o numerólogo Bosco Viegas aposta na sintonia entre Fluminense e seu arqui-rival Flamengo para o próximo ano.
- O Fluminense vem para 2009 com o mesmo número do Flamengo: 33. É um número forte, de apelo, é provável até que haja uma ligação entre os dois durante o ano. Eu vejo os dois cercados de muita força, muito ligados à torcida. Se as torcidas apoiarem os times, eles têm tudo para ir muito bem.
Vasco
Se o torcedor vascaíno espera um ano de renascimento para o clube em 2009, as previsões mostram que é exatamente isto o que vai acontecer. Mas com calma e paciência. De acordo com a numerologia e o tarô, o time de São Januário terá um início de ano complicado, mas se reerguerá a tempo de conquistar a sonhada volta à elite do Campeonato Brasileiro em 2010.
Jorge William/O Globo
Dorival deve fazer bem ao Vasco em 2009 - Não vai muito bem no Carioca. Não é um jogo horroroso como em 2008, mas não é bom. O Vasco é um time de muita torcida, de muita representação no Rio. E esse jogo não deixa fluir muito bem. Na Copa do Brasil, vai mais ou menos. Não é um jogo maravilhoso, e ele não vai até a final. Na Série B, leva. Não sei se em primeiro lugar, mas se classifica entre os quatro primeiros. E volta bem, com moral - aposta Adriana.
Para Bosco, a principal motivação do renascimento da equipe cruzmaltina é a chegada do novo técnico Dorival Júnior ao clube.
- Eu acho que o Vasco vai levantar a cabeça em 2009, vai sair da sepultura. Vai haver alguma inovação, uma renovação, uma mudança muito forte no time que vai levar a isso. A mudança de técnico também vai ser muito boa, vai permitir que o clube volte a ser o que ele era.