Total de visualizações de página

Laio quer brilhar em 2009


Jovem atacante é uma das apostas do Botafogo para esta temporada


LEANDRO DUTRA



Se durante as categorias de base, ele não teve a atenção necessária e por pouco não abandonou a carreira, no Botafogo a história está sendo completamente diferente e o atacante Laio é apontado como uma jóia que está sendo lapidada para brilhar em 2009.


Vice-artilheiro do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG) com 14 gols, o jogador, de 19 anos, despertou interesse do presidente do clube Maurício Assumpção e do treinador Ney Franco, que já o puxou para o profissional.


Com a carência de atacantes após a perda de Jorge Henrique, Gil, Wellington Paulista e Alexandro, a diretoria botafoguense está apostando muito no jogador, que para chegar a General Severiano teve que se desligar do Americano, ficar um período parado e contar com a colaboração dos dirigentes do Rio Branco, outro clube de Campos – sua cidade natal – que confiaram em no seu talento e o ajudaram durante este tempo em que não pôde exercer sua profissão.


Mesmo sem ter nunca jogado no Rio Branco, ele possui contrato até 2011 com o time e está emprestado ao Glorioso, que tem interesse em adquirir seus direitos federativos, até dezembro de 2009.


Chegando ao Botafogo, Laio teve que superar mais adversidades. Logo em seus primeiros treinos, sofreu uma séria contusão no tornozelo, que o afastou dos gramados durante o Estadual da categoria júnior. Porém, no segundo semestre deu a volta por cima e foi o principal nome do time na disputa do OPG, onde o Alvinegro terminou como vice-campeão.


“Não foi fácil minha adaptação ao Botafogo, principalmente, porque no começo passava mais tempo na fisioterapia do que no campo. Mas depois, as coisas foram melhorando e pude fazer o que sei de melhor, que é jogar futebol”, disse o jogador.


Sua fase foi tão boa no final do ano, que no jogo em que estavam presente Maurício Assumpção e Ney Franco, ele fez uma de suas melhores partidas na temporada, marcando dois gols na vitória do Botafogo por 4 a 2 sobre o Bonsucesso, nas quartas-de-final do OPG. Sua atuação acabou rendendo elogios do treinador e também do futuro presidente.


Por conta disto, Laio foi convocado pelo técnico para alguns treinos junto com os profissionais e acabou relacionado para a partida diante do Atlético Paranaense pelo Campeonato Brasileiro.
Pressão


– Logo em sua primeira semana de treinos na temporada 2009, Laio sentiu na pele a pressão que todo jogador sofre, quando atua em um grande clube. Apontado como candidato a estrela por especialistas, o atacante disse que está tranqüilo com relação a isso e que não vê a hora das competições começarem.


“Este tipo de história tem seus dois lados. É bom porque sei que estão elogiando meu futebol e ruim, porque a paciência por parte da imprensa e também dos torcedores será pequena. Mas o importante é manter o foco e não deixar que estas coisas externas atrapalhem meu desempenho”.


Nas categorias inferiores, Laio tinha características de segundo atacante e gostava de atuar mais pelos lados do campo. Mas quando chegou ao Botafogo, Luizinho Rangel, treinador dos juniores, o escalava como referência no ataque. Como no profissional, a história é diferente, o jogador disse que não tem preferência por posição e vai atuar, onde Ney Franco achar melhor.


“Vamos ver o que é melhor para o Botafogo. Eu quero mesmo é jogar. Gostei muito da contratação do Reinaldo, que é um excelente jogador e acho que minhas características se encaixarão com as dele. Já estou sonhando em fazer dupla de ataque com ele”.


Foto/Jornal O Diário/Isaias Fernandes