Total de visualizações de página

Após 20 anos, Maurício escreve livro sobre título de 1989



Herói da conquista revela plano para festa e diz que obra relatará histórias vividas pelo grupo que acabou com o jejum alvinegro

Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

No dia 21 de junho de 2009, os torcedores do Botafogo relembrarão os 20 anos da conquista do Campeonato Carioca de 1989, que acabou com um jejum de 21 anos sem títulos. E essa data especial não passará em branco. O ex-jogador Maurício, autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo na decisão, prepara o lançamento de um livro que contará a história desse feito.

A obra, que terá o título de “Um grito de liberdade de um povo”, relembrará todos os episódios que marcaram a trajetória do Botafogo no Campeonato Carioca de 1989, contando casos de bastidores que Maurício prefere não antecipar para não estragar a surpresa.

- Aquele foi um campeonato diferente, no qual aconteceram muitas coincidências. Foram emoções dentro de fora de campo.

No dia da final, eu estava com 39 graus de febre e quase não entrei em campo. Mas os demais jogadores se sensibilizaram e rezaram para que eu pudesse atuar - relembrou Maurício, dando uma pista do que vem por aí.

O ex-atacante, que escreve o livro auxiliado por alguns jornalistas, diz que existe o planejamento de uma comemoração dos 20 anos do título de 1989, que pode ocorrer no dia 20 ou 21 de junho. A celebração seria no Engenhão, com a presença do time campeão, num jogo festivo.

- Esse livro é importante para que todos saibam como aconteceu aquela conquista, principalmente os botafoguenses que não eram nascidos na época e apenas ouvem o que seus pais contam - disse Maurício.