Total de visualizações de página

Na base do experimenta, Botafogo enfrenta o Atlético-MG no Mineirão

Na base do experimenta, Botafogo enfrenta o Atlético-MG no Mineirão

Ney Franco poupa titulares visando à Sul-Americana, e Marcelo Oliveira sofre para suprir ausência de jogadores suspensos e lesionados

Fabrício Costa Rio de Janeiro

Como um laboratório. Assim o Botafogo passa a enxergar os jogos da 33ª rodada do Brasileirão em diante. Porém, o duelo do próximo domingo é contra o Atlético-MG, às 17h, no Mineirão. No ano do seu centenário, o Galo já experimentou dezenas de jogadores, mas a torcida já dá sinais de impaciência. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, a Rede Globo transmite para o Rio de Janeiro, e o Premiére, para todo o Brasil.

Observações à parte, o Glorioso está em sexto lugar na tabela, com 49 pontos, a nove da zona de classificação para a Libertadores. Já o Galo, na 13ª colocação com 38 pontos, almeja uma vaga na Copa Sul-Americana.

Além disso, pretende acabar de vez com as chances matemáticas de ser rebaixado à Série B. O time mineiro ainda entra em campo para tentar quebrar um tabu de sete anos (14 jogos) sem vencer a equipe carioca. O último triunfo atleticano foi no dia 3 de outubro de 2001, uma goleada de 4 a 0 no Estádio Independência, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, foram cinco empates e nove derrotas.

Teste em três posições

Divulgação/GLOBOESPORTE.COM
Lucas Silva deve ser titular pela primeira vez

O técnico Ney Franco fará pelo menos três modificações na equipe titular. Na zaga, Emerson entra no lugar de Renato Silva; no meio-campo, Carlos Alberto - que cumpriu suspensão contra o São Paulo - dá vez a Lucas Silva, e Zé Carlos continua na vaga de Lucio Flavio, que se recupera de um estiramento muscular na coxa esquerda.

Os três titulares serão poupados para a partida contra o Estudiantes, na próxima quarta-feira, no Engenhão, pelas quartas-de-final da Copa Sul-Americana. No lado do Galo, o treinador Marcelo Oliveira tem vários desfalques. Juninho e Sheslon cumprem suspensão, enquanto Rafael Miranda, Serginho e Vinícius estão entregues ao departamento médico. Serginho, aliás, não joga mais este ano.

O volante sofreu uma grave lesão no joelho direito e ficará fora dos gramados de seis a oito meses. O atacante Jael reclama de dores na região abdominal, embora os exames realizados até o momento não tenham indicado problema algum com o atleta. Certo mesmo só o retorno do lateral-esquerdo César Prates, que pode ser improvisado na direita.

Alheio aos experimentos de Ney Franco, Alessandro, suspenso e machucado, e Túlio, sentindo dores musculares, não participaram do coletivo de sexta-feira no CT João Saldanha, em General Severiano. Com isso, Tiaguinho entra na lateral direita, e Rodrigo Sá e Eduardo disputam uma vaga no meio-campo.

Marques e Marcos devem voltar ao Galo

Divulgação/Site Oficial do Atlético-MG
Marques e Marcos podem voltar ao Galo

Mas nem tudo é notícia ruim para o técnico do Atlético-MG. O atacante Marques e o capitão Marcos participaram normalmente do treino realizado nesta sexta-feira, na Cidade do Galo, e têm chances de voltar à equipe.

O atacante se recuperou das dores no joelho direito, e o zagueiro está livre da pequena lesão no ligamento colateral medial do joelho direito. Por isso, foram liberados pelo departamento médico para voltarem a trabalhar com bola.

- Eles treinaram bem e vamos observá-los nas próximas 24 horas. A opção do treinador também será importante.

O Marcos ficou um tempo maior afastado e vai precisar muito de uma opinião sobre a parte física também - diz o medico Rodrigo Lasmar, em entrevista ao site oficial do clube.

O Botafogo tenta se reabilitar da derrota de 2 a 1 para o São Paulo, no Engenhão. Ao passo que o Atlético-MG também vem de derrota por 2 a 1, só que para o Coritiba, no Couto Pereira.


Tabela Dinâmica: simule resultados e veja a classificação Prêmio Craque Brasileirão 2008: vote no melhor do seu time


Ficha técnica:
ATLÉTICO-MG x BOTAFOGO

Edson, César Prates, Leandro Almeida, Welton Felipe e Raphael Aguiar; Nen, Márcio Araújo, Élton e Renan Oliveira; Pedro Paulo e Castillo.

Renan, Thiaguinho, Emerson, Andre Luis e Triguinho; Túlio (Eduardo ou Rodrigo Sá), Diguinho, Lucas Silva e Zé Carlos; Jorge Henrique e Wellington Paulista.

Técnico: Marcelo Oliveira
Técnico: Ney Franco

Estádio: Mineirão. Data: 02/11/2008.

Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)

Auxiliares: Ednilson Corona (SP) e Gilson Bento Coutinho (PR).

Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 16h30m (de Brasília).