Total de visualizações de página

São Paulo está em obras: torcida ironiza rivais com mensagens pela internet





São Paulo está em obras: torcida ironiza rivais com mensagens pela internet


São-paulinos festejam antecipadamente o título brasileiro e já apresentam o 6-3-3 (seis canecos nacionais, três da Libertadores e três mundiais)


GLOBOESPORTE.COM São Paulo


Reprodução/INTERNET
São-paulinos tiram o número 5 e colocam o 6 em alusão aos títulos brasileiros


A torcida do São Paulo encontrou uma maneira engraçada e original para festejar a inesperada reação da equipe, que chegou a ter 11 pontos a menos que o então líder Grêmio após a derrota por 1 a 0, em Porto Alegre, logo na primeira rodada do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Mas, a partir daquele jogo, o Tricolor alcançou 16 jogos de invencibilidade, assumiu a liderança há quatro partidas e agora está muito próximo de conquistar o hexacampeonato brasileiro (o primeiro tricampeonato consecutivo).

Em mensagens espalhadas pela internet, os torcedores do São Paulo, a cada vitória, enviam um e-mail mostrando que o clube está em obras. Torcedores são-paulinos, em miniatura, aparecem levando embora número 5 (em alusão a atual quantidade de títulos brasileiro) e encaixando o 6 no lugar: uma imagem já divulgada pelo Bola nas Costas, blog de humor do GLOBOESPORTE.COM, na última sexta-feira. É possível perceber que, em relação à imagem da semana passada, o 6 já está mais encaixado...

O cartaz, com uma camiseta, surgiu em 2006, logo após o São Paulo conquistar o título brasileiro após 15 anos de jejum. Na oportunidade, o departamento de marketing utilizou a estratégia, ou seja, o então 4-3-3, para lembrar dos quatro títulos brasileiros (77, 86, 91 e 2006), os três canecos da Libertadores (92,93 e 2005) e os três mundiais (92,93 e 2005).

A camisa comemorativa 4-3-3 foi um sucesso de vendas. As grandes lojas tiveram de pedir lotes extras para conseguirem atender o anseio da torcida tricolor, a terceira maior do país (atrás apenas de Flamengo e Corinthians).

5-3-3 - penta legítimo


No ano passado, após a conquista do título brasileiro, o departamento de marketing do São Paulo trouxe à tona novamente uma camisa comemorativa, agora com o 5-3-3, e provocando o Flamengo com os dizeres: penta legítimo.

A provocação do São Paulo foi feita em cima do título brasileiro de 87, que para uns pertencem ao Flamengo, e para outros ele é do Sport. A confusão aconteceu porque os grandes clubes organizaram a chamada Copa União, enquanto os clubes considerados de menor expressão disputaram o Campeonato Brasileiro organizado pela CBF.

Em busca da unificação do título, a CBF propôs que o campeão da Copa União disputaria o título com o vencedor do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, Eurico Miranda, que era o presidente do Vasco, aceitou as condições impostas pela entidade máxima do futebol brasileiro e assinou um documento que aconteceria o confronto.

Porém, os clubes não concordaram em fazer uma nova final e aclamaram o Flamengo, vencedor da Copa União, como o campeão nacional. Mas a CBF não aceitou a postura dos seus filiados e declarou o Sport, que venceu o Guarani na final, como o legítimo campeão brasileiro. O imbróglio dura até hoje na Justiça.

Apesar de a sua diretoria ter assinado o documento na oportunidade que declarava o Flamengo o campeão, os atuais dirigentes do São Paulo entendem que o Flamengo não tem cinco títulos, consideram o Sport o campeão de 87, e provocaram os flamenguistas com o 5-3-3: penta único.

Inclusive, o São Paulo pediu para a CBF entregar a taça das bolinhas, que está em poder da entidade, por ser o único pentacampeão. O Flamengo, que se puder somar o título de 87, teria sido o pentacampeão em 87, entende que o troféu é seu por direito. A confusão também persiste.

O inédito 6-3-3


Em 2008, após os fiascos no Campeonato Paulista e na Libertadores, o São Paulo capengou ao longo do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Na estréia do segundo turno, o Tricolor perdeu por 1 a 0 para o Grêmio, no Olímpico, no último dia 17 de agosto, continuou amargando a quinta colocação, fora até da zona de classificação da Libertadores, com 11 pontos a menos que o clube gaúcho, que liderava isoladamente a competição.

Mas, a partir daquela derrota, o São Paulo cresceu de produção e não perdeu mais no Campeonato Brasileiro. Atualmente, a equipe comandada pelo técnico Muricy Ramalho está invicta há 16 jogos.

Além de crescer de produção, o São Paulo foi contando com a colaboração de Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e Grêmio, que estavam na frente na tabela de classificação, mas oscilaram em demasia ao longo do segundo turno.

Embalado, o São Paulo assumiu a liderança somente na 33ª rodada, ou seja, na 14ª partida no returno do Brasileiro, no dia 2 de novembro, na vitória por 3 a 0 diante do Internacional, no Morumbi. Foi o que bastou para a torcida começar a espalhar pela internet as mensagens que o clube estava em obras. O 5-3-3 estava se transformando em 6-3-3.

Em seguida, no 15º jogo do returno, o São Paulo venceu a Portuguesa, no Canindé, por 3 a 2, e os torcedores espalharam novamente o e-mail com a seguinte frase: faltam três semanas para o sexto título brasileiro, o inédito tricampeonato nacional. E assim sucessivamente nos jogos contra o Sport e Vasco.

Falta somente o São Paulo derrotar o Fluminense, domingo, às 17h, no Morumbi, para as previsões da torcida serem confirmadas. Na pior das hipóteses, em caso de tropeço, derrotar o Goiás, na última rodada, em Brasília, também serve.