Total de visualizações de página

STJD julga Andre Luis e Túlio na sexta, e alvinegros podem não jogar mais este ano

Expulsos contra o Goiás, ambos têm chances de desfalcar o Botafogo nas duas últimas partidas do Brasileirão, e caso do zagueiro é mais complicado

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro




O técnico do Botafogo, Ney Franco, avisou que não pretente poupar nenhum jogador nas duas últimas partidas do Brasileirão, contra Figueirense e Palmeiras, mesmo aqueles que não devem continuar no clube ano que vem. Mas a sua intenção de contar com a força máxima no fim da temporada pode ser atrapalhada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que nesta sexta-feira, a partir das 14h, em sessão da Quarta Comissão Disciplinar, julga o volante Túlio e o zagueiro Andre Luis pelas expulsões na derrota por 3 a 1 diante do Goiás, dia 16 de novembro, pela 35ª rodada da competição.

Os dois jogadores cumpriram suspensão automática na partida seguinte - empate em 2 a 2 com o Atlético-PR, no último sábado - mas foram indiciados no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que cita prática de jogada violenta e prevê suspensão de dois a seis jogos. Se pegarem a pena mínima, já não poderão enfrentar o time catarinense no próximo domingo, às 17h, no Engenhão. As informações são do site Justiça Desportiva.



Ambos receberam cartão vermelho direto do árbitro Paulo César Oliveira, igualmente no segundo tempo. Primeiro foi o zagueiro, que aos 25 minutos deu entrada violenta no lateral-direito Vitor (assista ao lance no vídeo acima). Aos 30, o volante alvinegro deu um carrinho por trás em Romerito (assista ao lance no vídeo ao lado). Apesar de ter sido suspenso por 120 dias em 2007, por ter chutado o rosto do atacante Leandro, então no São Paulo, Túlio este ano é réu primário, o que pode ajudar a defesa do departamento jurídico do Botafogo.

Já Andre Luis não conta com esse atenuante. O jogador não apenas é reincidente no STJD, como já está previamente supenso por seis jogos em qualquer competição organizada pela Conmebol - pena aplicada pela entidade pela conduta antidesportiva no empate em 2 a 2 com o Estudiantes, no jogo em que o Alvinegro foi eliminado da Copa Sul-Americana, e ele, expulso depois de tirar o cartão amarelo da mão de Carlos Chandía e mostrá-lo para o árbitro chileno.

No STJD será a terceira passagem de Andre Luis este ano. Na primeira, depois dos incidentes contra o Náutico, no estádio dos Aflitos, no início do campeonato, o zagueiro pegou cinco jogos de gancho. Na segunda, uma partida de punição pela expulsão contra o Internacional. Em ambos os jogos o Botafogo foi derrotado: diante do Timbu, 3 a 0, e contra o Colorado, 2 a 1 no Engenhão.