Mês das bruxas assombrou Fogão de Ney Franco
De atraso de salário a discussão entre dirigente e jogadores, não faltaram problemas para o técnico solucionar
Carlos Alberto liderou algumas das caças às bruxas no Fogão (Crédito: Arte)
Carlos Monteiro RIO DE JANEIRO
O Dia das Bruxas é nesta quinta, mas desde o começo do mês de outubro ela vem assombrando General Severiano. Além da derrota de quartafeira para o São Paulo, diversos outros episódios negativos, dentro e fora de campo, aterrorizaram Ney Franco e seus comandados no Botafogo.
Primeiro foram as suspensões de Carlos Alberto e Jorge Henrique no STJD.
Depois, as graves lesões de Castillo e Lucio Flavio. Para culminar, após mais um vexame na Sul-Americana, surge Carlos Augusto Montenegro com a denúncia de racha no elenco.
Como se ainda fosse pouco, tem salários e FGTS atrasados, iminente debandada de jogadores, transferência do clássico contra o Flamengo para o Maracanã, possibilidade de receitas penhoradas e derrotas para os concorrentes diretos, na luta por uma vaga na Libertadores.
Para aumentar ainda mais o desespero, assim como no ano passado, o Botafogo revive velhos fantasmas, como perda de jogo decisivo para o São Paulo, erro de goleiro e de arbitragem na hora decisiva e mais destempero do presidente Bebeto de Freitas, que teve de ser contido para não invadir o campo durante o jogo contra o time paulista. Ufa!
Uma das vítimas da bruxa que sobrevoa o clube, o goleiro Renan, autor de falha bisonha contra o São Paulo, parece ter assimilado bem a maldição. Tranqüilo, assume o erro e garante que recebeu apoio até mesmo de Bebeto:
– Estou tranqüilo, errei mas já é passado. Fiquei com raiva, pois era um jogo de briga pela Libertadores.
Não é a primeira falha, haverá outras e assumo meu erro. Mas já aprendi que vida de goleiro está sujeita a falhas. Cada jogo é uma lição.
OUTUBRO TENEBROSO
Grêmio e suspensõesLogo no dia 4, Botafogo foi derrotado por 2 a 1 pelo Grêmio. Para piorar, Carlos Alberto e Jorge Henrique foram suspensos pelo STJD e poderiam perder o Brasileiro. Eles têm atuado devido à efeito suspensivo até novo julgamento.
Lesões Castillo se machucou de forma grave. Lucio Flavio e Zárate também desfalcaram o time. O argentino ainda teve problema financeiro e familiar.
Vexame e polêmicaNa Argentina, o Botafogo perdeu para o Estudiantes por 2 a 0. Irritado, Carlos Augusto Montenegro disse haver racha no grupo e criticou Carlos Alberto por, supostamente, ter jogado uma pelada. Jogadores negaram as acusações.
Problemas financeirosSalários e FGTS dos jogadores estão atrasados. O clube ainda foi excluído do ato da presidência do TRT e pode ter receitas penhoradas. A justificativa do Botafogo é a crise mundial.
Clássico no MaracaBotafogo x Flamengo saiu do Engenhão. O clube e seus patrocinadores ainda lutam para que o jogo seja no estádio.