Total de visualizações de página

Sonhando com volta olímpica, Botafogo recebe o América de Cáli


Sonhando com volta olímpica, Botafogo recebe o América de Cáli

Com sonho do Campeonato Brasileiro distante, Alvinegro se apega à competição internacional como forma de comemorar um título em 2008

Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro

Jorge William/AGÊNCIA O GLOBO

Carlos Alberto tenta entrar em campo com alegria para acabar com a má fase do Botafogo Os últimos tropeços no Campeonato Brasileiro afastaram o Botafogo da luta pelo título, embora ainda existam chances matemáticas.

Por isso, a chance palpável é a Copa Sul-Americana, competição pela qual o Alvinegro enfrenta o América de Cáli nesta quarta-feira, no Engenhão, no confronto de volta das oitavas-de-final. A Rede Globo (para o Rio de Janeiro) e o SporTV 2 transmitem ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 22h.

Depois de perder por 1 a 0 na Colômbia, o Botafogo se classifica se vencer por dois ou mais gols de diferença. Caso se repita o placar da primeira partida, dessa vez em favor do Alvinegro, o confronto será decidido nos pênaltis.

A vitória, e a conseqüente classificação, é vista no Botafogo como um importante instrumento para uma reação no Campeonato Brasileiro. O Alvinegro, que chegou a ficar 13 partidas invicto na temporada, agora amarga uma seqüência de quatro partidas sem vitórias. Por isso, a partida contra o América de Cáli ganha uma importância ainda maior.

- Agora a pressão aumentou, mas precisamos conviver com ela. Ainda temos 11 partidas pela frente no Campeonato Brasileiro, e quem sabe a gente não consegue uma outra seqüência de vitórias? Estamos vivos nas duas competições, e temos tudo para sair do Engenhão nesta quarta-feira com a classificação - afirma o volante Túlio.

Botafogo e América convivem com problemas financeiros

Depois do primeiro jogo em Cáli, o Botafogo viu que o América não assusta tanto. Mas o principal desafio será conter a ansiedade em construir o resultado que interessa, somado à expectativa por dar fim à fase desfavorável. Ney Franco aposta tanto na Sul-Americana que novamente não vai poupar ninguém da partida. A única mudança em relação ao time que jogou na Colômbia é a entrada de Alessandro no lugar de Thiaguinho, na lateral direita.

O time alvinegro também prefere achar que não leva vantagem por causa do ambiente conturbado do América de Cáli. Os jogadores do time colombiano ameaçaram não viajar ao Brasil por causa de atraso no pagamento de salários e premiações, mas a crise em princípio foi contornada. O problema é que o Botafogo vive situação parecida, também com salários ainda a serem quitados.

- Não podemos pensar nos problemas do adversário, pois o ser humano se supera nas dificuldades. O melhor que fazemos é pensar no nosso futuro, que passa por essa classificação. Quando entrarem em campo, os dois times estarão motivados - observa Túlio.

No América, a expectativa é que o técnico Diego Umaña escale praticamente a mesma equipe que venceu por 1 a 0 o Botafogo em Cáli. A novidade pode ser o lateral Armero, que está recuperado de lesão e tem boas chances de entrar no lugar de González. O time colombiano diz que buscará marcar um gol no Engenhão, o que segundo eles praticamente decidiria o confronto.

Ficha do jogo :

BOTAFOGO AMÉRICA DE CÁLI
Castillo, Alessandro, Renato Silva, Andre Luis e Triguinho; Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Carlos Alberto; Jorge Henrique e Wellington Paulista.

Berbia, Vélez, Vadés, Tavima e Armero (González); Valencia, Córdoba, Arango e Ramos; Cortés e Parra.

Técnico: Ney Franco. Técnico: Diego Umaña.

Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 01/10/2008. Árbitro: Carlos Chandía (Chile).

Auxiliares: Lorenzo Acuña (Chile) e Sergio Román (Chile).

Transmissão: A Rede Globo (para o Rio de Janeiro) e o SporTV 2 exibem a partida ao vivo.

Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 22h (de Brasília).