Total de visualizações de página

Presidente avisa que Botafogo terá time para ganhar Brasileiro

Maurício Assumpção promete reforços e avisa que quem duvidar 'dará com os burros n´água'. Ele critica comando da arbitragem nacional

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

 



















Maurício Assumpção durante entrevista
(Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)
 
O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, concedeu entrevista coletiva no fim da manhã desta sexta-feira, em General Severiano, para jogar água na crise e fazer uma promessa à torcida: o clube vai agir, contratar e terá uma equipe para disputar o título do Campeonato Brasileiro.

Em três dias, a equipe ficou fora do Estadual e da Copa do Brasil, sendo hostilizada e ameaçada por 12 torcedores na chegada ao Rio de Janeiro.

Em discurso de cerca de 20 minutos, Maurício fez um resumo da sua administração - iniciada em 2009 - e se irritou com acusações de ter aumentado a dívida do clube. Também desafiou aqueles que apontam que o Alvinegro fará figuração no Brasileiro.

- Obviamente não é o início de ano que gostaríamos. Nem a torcida e diretoria. Mas o que quero dizer à torcida do Botafogo é: no planejamento vamos montar time para disputar o título brasileiro. Disso não temos a menor dúvida. Quem apostar que não temos time para disputar o título brasileiro vai dar com os burros n'água - declarou.

Sobre a análise de que houve explosão da dívida desde que iniciou a gestão, Maurício aumentou o tom de voz e prometeu uma entrevista coletiva ao lado do departamento financeiro para esmiuçar o balanço anual.

- As pessoas colocam que este presidente aumentou a dívida em R$ 65 milhões. Alguém viu o balanço? Interpretar os números alguém sabe? É mentira. Algumas dívidas antigas com correção não eram colocadas no balanço e o correto é inclui-las. Estão batendo na pessoa errada e no momento errado.


Por causa das eliminações, o time só volta a jogar dia 22 de maio, na primeira rodada do Brasileirão contra o Palmeiras. Enquanto isso, a diretoria pretende antecipar as contratações. Gilberto, do Cruzeiro, é um dos nomes mais fortes. Mas as chegadas de um zagueiro, outro meia e um centroavante também estão no planejamento.

Há preocupação com as possíveis convocações de Arévalo, Loco Abreu e Jefferson para a Copa América, que será disputada na Argentina da segunda quinzena de junho à primeira de julho.

- Situações de jogadores que não podemos trazer agora porque não podiam ser inscritos. Se quiser nomes, não vou dar. Mas sei  que eles (reforços) virão. E no momento certo. Mais do que isso não posso falar porque vou estragar negociações que estão em andamento - disse Assumpção. 

A ferocidade com que pouco mais de uma dezena de torcedores recebeu os jogadores depois da eliminação para o Avaí foi minimizada por Maurício. O departamento jurídico do clube vai analisar as imagens e conversar com os atletas.

Alessandro desembarque Botafogo confusão (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Alessandro é confrontado por torcedor no desembarque do Botafogo
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

- Quantas pessoas estavam no aeroporto? Ah, 12 torcedores. Eles representam a torcida do Botafogo? Fui a um evento no Vidigal ontem (quinta). Tinha um monte de botafoguense e nenhum com a reação que aquelas pessoas tiveram. Estamos colhendo as imagens e quando os jogadores voltarem de folga vamos conversar e saber se algum se sentiu agredido moralmente ou fisicamente para tomar as medidas necessárias.

Apesar de ser ano eleitoral, o presidente não crê em manifestação política.

- Não gostaria de acreditar nisso porque, honestamente, é algo antialvinegro. Talvez uma facção de uma torcida possa querer mostrar determinada posição. Mas político, não.

O Botafogo emitiu uma nota oficial considerando "lamentável" a arbitragem da partida contra o Avaí - o pênalti que deu a classificação aos catarinenses aos 41 minutos do segundo tempo foi contestado. O presidente manteve o tom do texto e criticou o trabalho de Sérgio Correa, que preside a comissão nacional.

- Opinião da diretoria é que o comando da arbitragem nacional precisa ser revisto.Há uns três, quatro anos as reclamações são constantes por dirigentes de todos os clubes. Já passou da hora de discutir esse assunto. O problema não são os árbitros, mas quem comanda.