Total de visualizações de página

Doze equipes defendem mudança no comando do Clube dos 13

Representantes de Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Fla, Flu, Goiás, Grêmio, Palmeiras, Santos, Sport, Vasco e Vitória afinam discurso para assembleia

Por Richard Souza Rio de Janeiro
A próxima semana pode trazer mudanças no Clube dos 13. Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, em um hotel da Zona Sul do Rio, representantes de 12 agremiações que assinaram individualmente contratos de transmissão com a Rede Globo debateram a posição que será apresentada na assembleia da entidade, marcada para a terça-feira, dia 3, em São Paulo. Segundo dois dirigentes que participaram do encontro, os clubes vão sugerir que Fábio Koff se retire da presidência.

Participaram do encontro presidentes e representantes de Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Palmeiras, Santos, Sport, Vasco e Vitória. O presidente do Corinthians, Andrés Sanches, não compareceu, mas - segundo os mesmos dirigentes - compartilha da decisão de pedir o afastamento de Koff.

O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, foi o porta-voz do grupo ao término da reunião, que durou aproximadamente três horas. O discurso foi de busca do consenso:

- Vamos conversar na assembleia de terça-feira sobre o destino do Clube dos 13. Nós achamos que houve um processo eleitoral em que os clubes naturalmente se dividiram entre duas candidaturas que se opunham em termos de princípio, e tivemos essa experiência que foi negativa de renegociação dos direitos de transmissão de televisão do Campeonato Brasileiro a partir do ano que vem. Desse processo desgastante, vamos extrair lições e vamos, de novo, buscar a ideia do consenso. Uma quantidade de clubes maior assinou com uma das emissoras de televisão, e uma quantidade menor ficou com o Clube dos 13 na assinatura com uma outra empresa. Vamos repassar isso a limpo, rediscutir novamente, em paz, sem briga, sem agressividade, com respeito.

A troca de comando do Clube dos 13 é vista como uma alternativa para encerrar as divergências. A corrente que deseja a saída de Koff planeja indicar um substituto. O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, sugere uma mudança ainda mais profunda. O Alvinegro já se desfiliou da entidade.

- Para mim, já era. Acho que não é questão de comando. É a estrutura. Sou contra qualquer formação de liga.

A presidente do Flamengo, Patricia Amorim, diz que é necessário unificar a linguagem entre os clubes.
- Não pode continuar da forma que está hoje. O importante é que os 12 clubes que estiveram aqui hoje seguem uma posição, e os quatro grandes do Rio mais ainda.

Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Guarani, Internacional, Portuguesa e São Paulo não participaram do encontro no Rio. Do sexteto, o Tricolor baiano assinou contrato com a Rede Globo.

Questionado sobre a possibilidade de dissolução do Clube dos 13, o presidente do Santos preferiu um tom cauteloso.

- O Clube dos 13 foi um consenso dos clubes em um determinado momento. Então vamos buscar restaurar esse espírito. Eu acho que remodelado, rediscutido e redimensionado, faz todo sentido para os clubes brasileiros.