Total de visualizações de página

Botafogo responde Anaf e diz que texto foi escrito de forma 'grosseira'

Clube não gostou das declarações da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol após a críticas feitas quanto ao pênalti marcado a favor do Avaí

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A diretoria do Botafogo respondeu em seu site oficial as declarações da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf), de que o clube foi incapaz de admitir a incompetência de seus jogadores e treinador que foram eliminados pelo Avaí, na Copa do Brasil, e transferiu a responsabilidade pela derrota para arbitragem. Em nota, o Glorioso havia questionado o desempenho do juiz Ricardo Marques Ribeiro, que marcou um pênalti inexistente no empate por 1 a 1, em Florianópolis, e pediu a substituição de Sérgio Corrêa na presidência da Comissão Nacional de Arbitragem.

A Anaf também defendeu Ricardo Marques, alegando que ele estava bem posicionado e assinalou o pênalti com convicção, e Sérgio Corrêa, lembrando que ele trabalha com arbitragem desde 1981. A Associação dos Árbitros encerrou o texto chamando a reclamação alvinegra de “choro repetitivo”.
Confira a resposta do Botafogo:

Botafogo de Futebol e Regatas (BOTAFOGO) vem a público manifestar perplexidade com o conteúdo da nota publicada nesta segunda-feira no site oficial da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (ANAF). O texto, escrito de forma grosseira, repleto de informações inverídicas e sequer assinado por algum membro da associação, reflete o despreparo absoluto das autoridades que representam a arbitragem brasileira.

A diretoria do BOTAFOGO entende que o fato de divulgar uma Nota Oficial questionando a atuação e contribuição do presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, na capacitação de árbitros no país e sua responsabilidade neste processo, é uma forma de abrir a discussão de um problema que aflige a maioria dos clubes que disputam as principais competições do futebol brasileiro, e é tema central na evolução do esporte no país. 

O que o BOTAFOGO não entende é que, ao tomar tal atitude, a ANAF se sinta no direito de expor e discutir questões que competem somente ao BOTAFOGO, sua diretoria, seus funcionários e seus torcedores. O Clube considera grave o fato de a ANAF, instituição importante no cenário esportivo, desconhecer por completo que o BOTAFOGO é concessionário do Estádio Olímpico João Havelange por pelo menos mais 36 anos, por ter vencido licitação pública como único candidato capaz de fazê-lo.

Consideramos no mínimo inadequado a ANAF defender membros de seu quadro de árbitros citando outros erros cometidos na mesma partida.

Da mesma forma, lamentamos a postura da ANAF em utilizar o episódio de violência ocorrido no aeroporto do Rio de Janeiro como maneira de agredir o BOTAFOGO, demonstrando total falta de respeito aos jogadores e suas respectivas famílias.

O BOTAFOGO considera muito grave o tom ameaçador da ANAF quando esta anuncia que “vai acompanhar e divulgar cada (clube) que emitir notas oficiais pueris com o objetivo de desviar seus próprios problemas”.

Segundo seu site oficial, a ANAF é uma instituição fundada em 25 de outubro de 1997 com o objetivo de representar os árbitros de futebol brasileiros em todos os âmbitos, dando condições a seus associados de exercer suas atividades dentro e fora de campo com tranquilidade, segurança e respaldo provenientes de um trabalho que alia preparo físico a cursos, palestras e treinamentos e o BOTAFOGO entende que sua atuação deve se ater a este objetivo.

O BOTAFOGO é um clube centenário e sua história gloriosa contribuiu significativamente na construção e consolidação do Brasil como país do futebol. O Clube foi eleito pela FIFA um dos 12 maiores do século XX e ostenta a honra de ser a entidade que mais cedeu jogadores às seleções brasileiras em todas as edições da Copa do Mundo.

A diretoria do Botafogo FR tem a exata noção de que “os árbitros são falíveis”, da mesma forma que não espera “a perfeição divina” dos mesmos em suas funções, entretanto reitera a necessidade de mudanças na coordenação da Comissão Nacional de Arbitragem.

Conselho Diretor
Botafogo de Futebol e Regatas