Total de visualizações de página

Reforços no banco: Botafogo reavalia contratações de 2011

Dos sete jogadores que chegaram ao clube em janeiro, todos já passaram pela reserva. Lucas foi o único que convenceu comissão técnica e torcida

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
 
Início da temporada 2011, e o Botafogo apresentava sete reforços para a disputa do Campeonato Carioca. Meias, volantes, laterais e zagueiro. Na maioria das posições, havia um rosto novo em General Severiano. Aos poucos, no entanto, o colete de titular deu lugar ao caminho do banco. Quatro meses depois, com direito à eliminação do Estadual e da Copa do Brasil, todos os contratados viraram reservas em algum momento. A avaliação técnica fez a diretoria repensar e cogitar dispensas de jogadores com menos de um ano no clube.

- As contratações não deram certo como a gente esperava. Acreditamos em alguns jogadores que, infelizmente, não corresponderam. Precisamos avaliar o elenco e trazer outros atletas para o Brasileiro - admitiu um dirigente, que pediu para não ser identificado.

Márcio Azevedo, Arévalo, Lucas, Fabricio e Rodrigo Mancha botafogo (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)Reforços do Botafogo para temporada são questionados  (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)
 
Questionados pelo técnico Caio Júnior, Fabrício e Márcio Azevedo devem ser os primeiros a deixarem o Botafogo. O meia teve apenas três oportunidades de entrar em campo com a camisa alvinegra, mas foi titular em um único jogo. Já o lateral ganhou mais chances com Joel Santana, mas não agradou ao novo comandante, que o barrou na última partida da Taça Rio, quando o Botafogo venceu o América, mas foi eliminado pela combinação de resultados. Ao todo, Márcio Azevedo, que havia feito boa temporada no Atlético-PR, disputou 16 das 23 partidas da equipe no ano e chegou a marcar um gol no amistoso contra o Democrata-MG.

Os volantes também não garantiram suas vagas de titular. Rodrigo Mancha disputou nove jogos e balançou as redes uma vez contra o Volta Redonda, mas perdeu espaço no elenco e pode entrar na lista de negociações do Botafogo também. Assim como ele, Arévalo chegou como reforço para a temporada. O jogador da seleção uruguaia entrou em campo 14 vezes, sendo três delas no segundo tempo, sem gols, e não impressionou.

Lucas: o reforço que deu certo

lucas botafogo x river plate (Foto: Agência Estado) 
Lucas agrada à diretoria, comissão técnica e
também à torcida (Foto: Agência Estado)
 
A disputa na lateral-direita começou discreta. Mas logo Lucas ganhou a vaga de Alessandro, que já vinha sendo bastante criticado pela torcida. Em 16 jogos pelo Alvinegro, sendo 11 como titular, o jogador marcou dois gols.

João Filipe e Everton aproveitaram a queda de rendimento de Márcio Rosário e a saída de Renato Cajá, respectivamente, para entrarem no time. Por ser jovem, o zagueiro, que disputou 16 jogos, ainda é uma aposta da diretoria alvinegra. Já o meia assumiu a responsabilidade de ser o único armador da equipe. Também em 16 jogos, sendo 11 como titular, marcou um gol, sobre o Nova Iguaçu.

Novato nas contratações alvinegras - chegou há menos de um mês - , Cortês começou como reserva, entrando no lugar de Márcio Azevedo no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Avaí. Porém, na partida decisiva da Taça Rio, contra o América, virou titular. Já o meia Thiago Galhardo ainda não estreou pelo Botafogo.