Total de visualizações de página

Peça-chave: 48% dos gols do Botafogo passaram pelos pés do meia Lucio Flavio

Jogador é o principal destaque ofensivo do time alvinegro neste Brasileirão

Rafael Cardoso e Fred Huber
Rio de Janeiro



Os concorrentes estão na cola esperando por um vacilo do Botafogo. A apenas duas rodadas do fim, não dá mais para pensar em tropeços. Para escapar do rebaixamento, os jogadores mais importantes do time terão a responsabilidade de livrar o time de um fim de ano trágico. Na parte ofensiva do Alvinegro, as principais esperanças estão depositadas no apoiador Lucio Flavio. Dos 50 gols que a equipe marcou neste Campeonato Brasileiro, 24 deles tiveram o envolvimento direto do jogador. O que representa 48% de participação. Seja cobrando faltas, escanteios, articulando jogadas ou até mesmo empurrando a bola para dentro das redes, nenhum outro jogador do elenco foi tão ativo como ele no ataque.

- A maioria dos times tem um jogador assim. Isso é fruto do trabalho e os números demonstram isso. Claro que fico orgulhoso - afirmou Lucio Flavio.

Lucio Flavio tem como principal característica muito mais a articulação de jogadas do que propriamente as finalizações. O número de gols é até razoável, fez cinco neste campeonato, mas sua principal qualidade é a precisão nos passes. A maioria destes lances partiu de cobranças de falta e escanteio, onde ele tem deixado seus companheiros em boas condições de finalizar. No total, foram sete assistências (o líder da equipe neste quesito) e outras 12 participações em jogadas de gol.

- Acho que isso é consequência das minhas características de meia. Também por ser o responsável pelas bolas paradas, pênaltis, faltas frontais... - explicou.

Dois exemplos de participações do meia ilustram bem a importância dele em partidas decisivas. Na 12ª rodada, no clássico contra o Flamengo, Lucio Flavio fez parte da jogada que deu origem ao primeiro gol e fez a assistência para o segundo gol. A partida acabou empatada em 2 a 2. Em outro empate, dessa vez fora de casa, em um emocionante duelo com Corinthians, três gols do Alvinegro tiveram envolvimento direto do jogador. Ele participou do primeiro, deu o passe para o segundo e coroou sua atuação de gala fazendo o terceiro, garantido a igualdade no placar: 3 a 3.


Lucio Flavio fez cinco gols, deu sete assistências e participou de outras 12 jogadas de gol do Glorioso


Outros jogadores também têm tido um envolvimento muito grande nos gols alvinegros. Victor Simões, que costuma começar partidas no banco de reservas, também se mostra uma arma eficiente no ataque. Com 17 participações em lances de gols, o jogador possui um percentual de atuação em 34% das jogadas decisivas. Números que podem ser um ótimo argumento para o jogador buscar seu lugar entre os titulares da equipe alvinegra.

André Lima e Reinaldo, que formam a dupla de ataque titular na maior parte dos jogos, têm bons números também. O primeiro participou de 16 lances que acabaram com a bola dentro da rede adversária. Foram nove gols no total e outros sete momentos de articulação de jogadas, ou seja, 32% de participação. O segundo se envolveu em 11 lances de gol, o que significa 22% de ação direta. Juninho, Renato e Alessandro são outros que merecem destaque. Jobson, que tem desempenhado papel decisivo nesta reta final de Brasileiro, tem números mais modestos porque participou de um número menor de jogos da equipe: 11. Veja todos os detalhes na tabela abaixo:

Confira a lista completa do Brasileirão

Jogador Envolvimento em ações de gol Percentual

Lucio Flavio 24 participações 48 %

Victor Simões 17 participações 34 %

André Lima 16 participações 32 %

Reinaldo 11 participações 22 %

Juninho e Renato 10 participações 20 %

Alessandro e Batista 8 participações 16 %

Jobson e Leandro Guerreiro 7 participações 14 %

Laio 5 participações 10 %

Diego e Eduardo 3 participações 6 %

Toni, Jonatas e Michael 2 participações 4 %

Gabriel, Leo Silva, Jean Coral, Jefferson, Rodrigo Dantas e Wellington 1 participações 2 %