Total de visualizações de página

Dodô vai jogar no Vasco em 2010

Atacante acerta acordo verbal com a diretoria cruzmaltina e chega ao Rio de Janeiro nos próximos dias para assinar o contrato de um ano

Márcio Iannacca
Rio de Janeiro

Caio Barbosa/GLOBOESPORTE.COM


                                                    Dodô vai jogar no Vasco em 2010

A diretoria do Vasco acertou a contratação do atacante Dodô, ex-Botafogo e Fluminense, para a disputa da temporada 2010. Sem atuar há dois anos por ter sido pego no exame antidoping, o jogador acertou os últimos detalhes da negociação e vai desembarcar no Rio de Janeiro nos próximos dias para assinar o contrato e ser anunciado de forma oficial pelo clube da Colina. O vínculo, a princípio, vai ser de um ano.

Na semana passada, o Vasco apresentou uma proposta oficial ao jogador e ao seu empresário, Cláudio Guadagno. Após analisar o projeto apresentado pela diretoria, Dodô, que está em São Paulo, optou por retornar ao Rio de Janeiro e fechar com o time de São Januário. Aos 35 anos, o jogador é o segundo reforço para 2010. O atacante Geovane Maranhão, do Artsul, já havia sido contratado anteriormente.

A diretoria do Vasco só vai anunciar o acerto com o jogador após a assinatura do contrato. O executivo do futebol Rodrigo Caetano, como de costume, não tem o hábito de revelar os nomes dos atletas contratados pelo clube antes que tudo esteja colocado no papel. Na última quarta-feira, o dirigente voltou a falar do assunto.

- Tenho uma responsabilidade grande com os meus comandados. Isso não é discurso, é prática. Jamais eu vou anunciar esse ou aquele jogador ou afirma que uma negociação está em andamento. Temos uma partida para realizar no sábado. Os objetivos terminaram, mas o ano ainda não. Por questão de respeito e ética, tenho que respeitar os atletas que aqui estão – disse o dirigente.

ENTENDA A SUSPENSÃO DE DODÔ

Submetido ao exame antidoping após a vitória do Botafogo por 4 a 0 sobre o Vasco, no dia 14 de junho de 2007, Dodô foi pego pelo uso de femproporex, medicamento de uso controlado da classe das anfetaminas, utilizado no auxílio ao combate da obesidade por ser um inibidor do apetite. A substância havia sido encontrada em pílulas de cafeína dadas aos jogadores alvinegros, mas de um lote contaminado. Em 9 de julho o atacante foi suspenso preventivamente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, e 15 dias depois pegou um gancho de 120 dias.

Em novo julgamento no STD, no dia 2 de agosto, Dodô acabou absolvido. A Fifa e a Wada, agência mundial antidoping, comunicaram à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que entrariam com um recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS), que adiou o julgamento várias vezes até dar o veredicto final, no dia 11 de setembro de 2008: o atacante, que havia trocado o Botafogo pelo Fluminense, estava suspenso por dois anos. A pena, no entanto, começara a valer em 6 de dezembro de 2007. Descontados os 28 dias em que o jogador ficou parado por decisão do STJD, ela termina no próximo dia 7 de novembro.

Dois dias depois da decisão do CAS, já sem clube, o atacante entrou com um recurso no Tribunal Internacional, em Lausanne, Suíça, tentando a anulação da decisão do CAS. A resposta negativa veio no fim de janeiro deste ano, e Dodô agora está a pouco mais de um mês do seu retorno aos gramados, algo que ele nunca duvidou.