Total de visualizações de página

G4 é dominado por treinadores 'novatos'

Apesar do curto tempo em seus clubes, Gomes, Andrade, Mário Sérgio e Muricy disputam o título


Ricardo Gomes, Mário Sérgio, Muricy Ramalho e Andrade disputam o título do Brasileirão (Foto: Montagem/Marianna Esteves)


Bruno Andrade
SÃO PAULO


Longevidade no cargo sempre foi um termo cobrado pelos treinadores de futebol em busca do sucesso no comando de um time. No entanto, a reta final do Campeonato Brasileiro tem provado o contrário. Das quatro equipes que disputam o título nacional, todas trocaram de técnico durante a competição.

Ricardo Gomes, que assumiu o São Paulo dias após a demissão de Muricy Ramalho, encontrou uma equipe desacreditada e desmotivada. Mas as adversidades não foram capazes de atrapalhar o trabalho do treinador. Contabilizando 157 dias no comando do Tricolor, o técnico alcançou a liderança do Brasileirão. São 16 vitórias, 8 empates, 6 derrotas e um aproveitamento de 62,2%.

No Flamengo, o título do Campeonato Carioca não foi suficiente para segurar Cuca no comando do time. Depois dos maus resultados na primeira parte da competição nacional, o treinador acabou demitido. Após sondar Vagner Mancini e Carlos Alberto Parreira para assumir o cargo, a solução foi encontrada dentro da própria Gávea. Andrade, auxiliar técnico, assumiu a equipe no dia 26 de julho e não decepcionou.

Assim como Ricardo Gomes, Andrade encontrou o Flamengo longe da disputa pelas primeiras posições. Dono do maior aproveitamento (63,7%) entre os quatro técnicos do G4, o então interino ganhou status de 'salvador'. São 13 vitórias, 5 empates, 5 derrotas e o sonho flamenguista de conquistar o hexacampeonato.

Após uma temporada no Internacional, Tite, campeão estadual no início do ano e vice da Copa do Brasil, teve trajetória semelhante a de Cuca no Flamengo. Comemorando o centenário, o Coloroado, em busca da vaga pela Libertadores de 2010, resolveu apostar na experiência de Mário Sérgio para as últimas rodadas do Brasileirão. A aposta não só deu certo como a equipe gaúcha voltou a sonhar com o título. Em nove partidas, o treinador somou 4 vitórias, 3 empates, 2 derrotas e um aproveitamento de 55,5%

No Palmeiras, a mudança de treinador, benéfica a curto prazo, tem sido contestada atualmente. Após a demissão de Vanderlei Luxemburgo, o Verdão, diante do fracasso nas tentivas de contratar Muricy Ramalho, resolveu dar uma chance ao auxiliar Jorginho. E ele não decepcionou. Com o apoio dos jogadores e da diretoria, Jorginho levou o Palmeiras ao topo do Brasileirão.

Apesar do ótimo rendimento do interino, o Palmeiras não desisiu e, depois de muitas negociações, acertou com o ex-treinador do São Paulo. Muricy assumiu o clube após a goleada palmeirense sobre o rival Corinthians por 3 a 0. Em sua estreia, vitória diante do Fluminense por 1 a 0 no Palestra Itália. Mas os resultados seguintes demonstram uma oscilação. Em 23 jogos, o treinador somou 8 vitórias, 8 empates, 7 derrotas e um aproveitamento de apenas 46,3%.

Entre os clubes participantes do Brasileirão, 15 trocaram de treinador e apenas cinco mantiveram-se com o comando técnico: Celso Rotch, no Atlético-MG (5º), Adílson Batista, no Cruzeiro (6º), Silas, no Avaí (7º), Hélio dos Anjos, no Goiás (9º) e Mano Menezes, no Corinthians (10º). Por fim, nenhum deles brigam mais por título. Coincidência ou competência em curto prazo de Ricardo Gomes, Andrade, Mário Sérgio e Muricy Ramalho? A classificação confirma, pelo menos nos números, a segunda opção.

Ricardo Gomes - 157 dias no comando do São Paulo. 16 vitórias, 8 empates e 6 derrotas

Andrade - 124 dias no comando do Flamengo. 13 vitórias, 5 empates e 5 derrotas.

Mário Sérgio - 52 dias no comando do Internacional. 4 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.

Muricy Ramalho - 126 dias no comando do Palmeiras. 8 vitórias, 8 empates e 7 derrotas.