Total de visualizações de página

Dodô está 100% pronto para voltar aos campos

Fisiologista do atacante garante que ele já pode atuar



Interesse do Botafogo esbarrava nas condições de Dodô, que está bem. Caminho livre para a volta? (Crédito: Paulo Sérgio)

Cesar Guimarães

RIO DE JANEIRO

O interesse do Botafogo em contar com o atacante Dodô para a próxima temporada esbarrava emum ponto: saber como ele estava fisicamente, já que não joga uma partida oficial desde o ano passado. Mas a dúvida foi esclarecida na última sexta-feira. O fisiologista Cláudio Pavanelli, que trabalha com o atacante desde 2007, foi bem claro. E, para alegria dos botafoguenses, a notícia é boa:

- Se for preciso, Dodô entra em campo amanhã e atua os 90 minutos de uma partida.

O profissional está ao lado de Dodô desde a época da punição imposta pela Corte Arbitral do Esporte (CAS). Suspenso por dois anos por doping, Dodô começou o trabalho físico com Cláudio Pavanelli logo após a sentença, em dezembro de 2007.

Cláudio ligou para o artilheiro e ali começou um longo trabalho que deixaria o atleta pronto para jogar assim que terminasse a punição: o próximo dia 7 de novembro.

- Dodô me surpreendeu. Quando ele soube que ficaria dois anos sem jogar, a sua primeira reação foi se preparar para este período. E, desde então, tem sido assim. Começamos de maneira leve e fomos aumentando a carga com o objetivo de deixá-lo apto a jogar. Posso dizer com toda a certeza de que ele pode jogar amanhã. A única diferença entre ele e os atletas em atividade é o ritmo de jogo - explicou Pavanelli, que trabalha no Santos.

Segundo o fisiologista, que já trabalhou com outras feras, como o apoiador Petkovic, do Flamengo, e o atacante Luizão, ex-Vasco, dois fatores contribuíram para o sucesso do trabalho com Dodô.

- Dodô é um atleta com um histórico sem lesões, além de ter sempre se cuidado. Porém, o que impressiona mesmo é a cabeça dele. Sempre de alto astral, nunca desanimou e levou o projeto da maneira mais profissional possível. Por isso, ele agora vai poder colher os frutos desse empenho e voltar a jogar futebol sem qualquer problema - finalizou Pavanelli.