Protótipo de estatueta foi projetado pela CGJE em tecnologia 3D e tomou forma nas mãos do escultor paulista Kiko Azevedo
O Troféu Armando Nogueira agora está de “cara” nova. Confeccionada pelo escultor paulista Kiko Azevedo, a estatueta, que premia o melhor jogador do Campeonato Brasileiro ao fim de cada temporada - com base nas avaliações dos comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM -, ganhou um novo design. A partir desta edição, será uma reprodução em tamanho miniatura do homenageado, o jornalista Armando Nogueira, um dos maiores cronistas esportivos do país e falecido há pouco mais de dois anos.
Criado em 2009, o Armandão, como também é conhecido, já foi concedido a três jogadores. Logo em sua primeira edição, naquele mesmo ano, o vencedor foi o atacante Marcelinho Paraíba, quando ainda defendia o Coritiba. Em 2010, um atleta estrangeiro levou a melhor, o argentino Montillo, do Cruzeiro. No ano passado, o santista Neymar teve a melhor média (6,98) e conquistou o prêmio. Para 2012, o troféu foi redesenhado, ganhou traços únicos e as feições do jornalista.
- É sempre muito prazeroso executar um trabalho que homenageia pessoas de destaque. Essas peças, agora, trazem uma conjunção de trabalhos bem sucedidos, a começar pela própria carreira do homenageado. São fundidas em bronze (com menor teor de cobre, para que a tonalidade puxe para o dourado), em um processo artesanal, mas desenvolvidas a partir de um protótipo criado em tecnologia 3D pela CGJE (Central Globo de Jornalismo e Esportes). Os óculos da estatueta foram preparados separadamente por mim e depois acrescentados à peça. Por serem tão pequenos, usei o recurso de recortá-los em chapa de latão - disse Kiko Azevedo ao GLOBOESPORTE.COM.
Armandão, com 32 cm, e Armandinho, com 20 cm, ganham a aparência do homenageado (Foto: Infoesporte)
Com a aparência completamente diferente do anterior, o novo “caneco”, segundo a opinião do escultor, adquiriu “alma” - precisão, detalhes e movimento. Kiko justificou a importância das novidades e particularidades desenvolvidas para a nova forma da estatueta.
- Já havíamos feito alguns troféus também para a premiação denominada “Troféu Armando Nogueira”, porém, com peças mais simples (hastes de alumínio simulando uma trave com uma bola de futebol em bronze presa em um dos cantos). Creio que agora essa homenagem materializada ao Armandão é muito mais específica, lembrando tão bem o jornalista querido. Temos muito prazer em criar idéias e produzir peças que são destinadas a premiar talentos.
Para Manduka Nogueira, jornalista e filho de Armando Nogueira, a família sente-se muito honrada com a iniciativa.
- Personalizar o troféu legitima ainda mais o reconhecimento do valor e da importância do "mestre" Armando Nogueira para a história do jornalismo esportivo brasileiro.
Estilo antigo do Troféu Armando Nogueira (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
O jogador eleito "o craque" de cada uma das 38 rodadas do Brasileirão terá direito a receber como prêmio o Armandinho, troféu com o mesmo aspecto do Armandão, porém com medidas menores. Herrera e Lucas, do Botafogo, ambos com notas 9, foram os melhores nas duas primeiras jornadas do campeonato nacional em 2012 e, por isso, já garantiram os seus. O escultor paulista explicou as diferenças das dimensões de ambas as peças.
- O Armandinho tem 20 cm de altura. Considerando a base, ele fica com cerca de 21,5 cm de altura total e pesa 1,5 kg. Por outro lado, o Armandão, como o próprio nome diz, é maior um pouco, tem cerca de 32 cm. No entanto, ainda não verificamos o peso dele, mas deve ter algo entre 1,8 e 2,2 kg.
Desde o ano de sua criação, o Troféu Armando Nogueira, aos poucos, ganhou importância e se notabilizou como um dos mais populares do país no meio esportivo, sendo alvo de disputa entre os atletas que jogam a Série A do Campeonato Brasileiro. Com tamanha representatividade, a começar pela magnitude do homenageado, Kiko Azevedo contou como foi a responsabilidade de trabalhar nesse projeto.
- Entre elaboração de moldes, retoques no modelo, processo de fundição, acabamento e montagem, as primeiras peças levaram cerca de 25 dias para serem realizadas. Para um escultor, é sempre uma grande responsabilidade retratar alguém, tarefa que busquei cumprir com o máximo de esmero. É claro que, nos casos das personalidades cujas imagens são amplamente divulgadas pela mídia, a responsabilidade é ainda maior. Nosso trabalho é prazeroso por isso. Trabalhamos com arte destinada ao reconhecimento.
Para ganhar o Armandão, o jogador terá que mostrar regularidade na competição, conquistando crítica e público. O vencedor, entretanto, será aquele que apresentar uma das três maiores notas médias na competição. E ser o mais votado pelos internautas entre os finalistas - as notas são dadas pelos comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM a cada rodada e não têm nenhuma relação com a pontuação do atleta no Cartola FC.