Total de visualizações de página

Se vencer o Cruzeiro, Botafogo alcançará feito inédito desde 1981

Trinta e um ano depois, time tem a chance de repetir a conquista da terceira vitória nas três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira treino Botafogo (Foto: Thales Soares / globoesporte.com) 
Oswaldo prepara o time para o jogo com o Cruzeiro
(Foto: Thales Soares / globoesporte.com)
 
As duas vitórias do Botafogo nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro podem parecer pouco numa competição com 38 jogos. No entanto, se vencer o confronto com o Cruzeiro, quinta-feira, no Engenhão, repetirá um feito que não alcança desde 1981, quando derrotou Desportiva-ES, por 4 a 0, Operário-MS, por 1 a 0, e Corinthians, por 3 a 1.

Essa sequência de três vitórias nas três primeiras rodadas do Brasileiro de 1981 ajudou o Botafogo a fazer uma boa campanha na competição, terminando na quarta colocação, sendo derrotado na semifinal pelo São Paulo. Nesse ano, o time ainda venceu mais um jogo na sequência (2 a 0 sobre o Brasília) antes de perder para a Portuguesa por 1 a 0 na quinta rodada.

- O Campeonato Brasileiro é uma das competições mais difíceis do mundo. Estava comentando com o Maicosuel que a gente não pode ser um cavalo paraguaio. Para termos o respeito do adversário precisamos continuar imprimindo o nosso ritmo para conseguir as vitórias - disse Vítor Júnior.

A sequência de 1981
 
18/01 4 x 0 Desportiva_ES
21/01 1 x 0 Operário-MS
25/01 3 x 1 Corinthians
 
Apesar da confiança, o meia pede cuidado com o Cruzeiro, onde fez a transição dos juniores para os profissionais. O adversário empatou os dois primeiros jogos na competição, ambos em 0 a 0, com Atlético-GO e Náutico.

- Vamos enfrentar uma equipe qualificada e precisamos respeitar o Cruzeiro. Eles vão entrar com tudo para cima da gente depois de empatarem nas duas primeiras rodadas - explicou Vítor Júnior, que mais uma vez será titular do Botafogo no Brasileiro.

Em 2005, o Botafogo chegou a alcançar quatro vitórias seguidas na largada da competição. Mas o escândalo de arbitragem envolvendo Edílson Pereira de Carvalho anulou 11 jogos do Brasileiro daquele ano, inclusive a partida vencida por 1 a 0 sobre o Vasco na terceira rodada. Quando enfrentou novamente o rival acabou perdendo pelo mesmo placar.